Teoria Aristotélica

Páginas: 4 (927 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico. Aristóteles figura entre os maisinfluentes filósofos gregos, ao lado de Sócrates e Platão, que transformaram a filosofia pré-socrática, construindo um dos principais fundamentos da filosofia ocidental.
 Aluno de Platão, Aristótelesdiscorda de uma parte fundamental da filosofia. Platão concebia dois mundos existentes: aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto, em constante mutação; e outro mundo (abstrato), o dasideias, acessível somente pelo intelecto, imutável e independente do tempo e do espaço material. Aristóteles, ao contrário, defende a existência de um único mundo: este em que vivemos. O que está alémde nossa experiência sensível não pode ser nada para nós. A filosofia aristotélica é um sistema, ou seja, há relação e conexão entre as várias áreas pensadas pelo filósofo. Seus escritos versam sobrepraticamente todos os ramos do conhecimento de sua época (menos as matemáticas). Embora sua produção tenha sido excepcional, apenas uma parcela foi conservada. Seus escritos dividiam-se em duasespécies: as “exotéricas” e as “acromáticas”. As exotéricas eram destinadas ao público em geral e, por isso, eram obras de caráter introdutório e geralmente compostas na forma de diálogo. As acroamáticaseram destinadas apenas aos discípulos do Liceu e compostas na forma de tratados. Praticamente tudo que se conservou de Aristóteles faz parte das obras acroamáticas. 

Teoria do conhecimento
Apesar deter sido discípulo de Platão durante vinte anos, Aristóteles (384-322 a.C.) diverge profundamente de seu mestre em sua teoria do conhecimento. Isso pode ser atribuído, em parte, ao profundo interessede Aristóteles pela natureza (ele realizou grandes progressos em biologia e física), sem descuidar dos assuntos humanos, como a ética e a política. Para Aristóteles, o dualismo platônico entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria da argumentação aristotelica
  • Teorias aristotélicas e o direito
  • A TEORIA ANALÍTICA DA CIÊNCIA E DIALÉTICA ARISTOTÉLICA
  • Justiça de platão teoria da forma de governo / teoria aristotelica e jusnaturalista/ a estabilidade no governo
  • Vinculação Apontada Por Marilena Chauí Entre a Teoria Da Causalidade Aristotélica e As Relações Sociais
  • filosofia aristotelica
  • Aristotélicas de cidadania
  • etica aristotelica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!