Teoria Aprendizagem Psicolofia sintese

333 palavras 2 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de
Minas Gerais - Januária

Raquel Sousa, Maria Cecília, Daniel Emílio, Jarbas Adelsson, Rhayne

TEORIA DA APRENDIZAGEM SOCIAL

JANUÁRIA
2015

Daniel Emílio, Jarbas Adelsson, Maria Cecilia, Rhayne e Raquel Sousa

TEORIAS DA APRENDIZAGEM SOCIAL

Síntese das explicações referente à Teoria da aprendizagem social, apresentado pelos alunos do 3° período do curso Licenciatura em Ciências biológicas.

Januária
2015

5° Grupo – Teoria da aprendizagem social

Componentes: Elayne, Ellis Regina, Elisama, Marília, Poliane

INTRODUÇÃO
Segundo a Teoria da aprendizagem social criada pelo psicólogo Albert Bandura fala não aprendemos exclusivamente pelos nossos mecanismos reflexos, nem pelas consequências que esperamos do comportamento. De acordo com a teoria o meio ambiente exerce uma grande influência sobre o indivíduo.
Para a elaboração de sua teoria, Albert realizou estudos baseado em crianças, pelo fato de estas não exibirem medo quando são, por exemplo, apresentadas pela primeira vez a um gato, ou a um cão, ou a outros animais. E isso se deve ao fato de que as crianças ainda não aprenderam a ter medo destes seres.
Bandura conceitua que a influência exercida pelo ambiente social em que o ser humano vive varia no indivíduo de acordo com a situação, podendo assim um prevalecer o outro em maior peso. O grupo apresentou o exemplo do ambiente educativo estruturado que exerce uma pressão ambiental, solicitando ao aluno uma resposta determinada. Que também pode ocorrer o contrario em lugares com pressões ambientais muito brandas em que os fatores pessoais tomarão a função preponderante no sistema regulador.
A teoria de Bandura oferece a importância do pensamento sobre o controle de nossos comportamentos. O pensamento nada mais é um instrumento adaptativo que permite a evolução da nossa capacidade de enfrentar o ambiente de maneira eficaz.

COMENTÁRIO:

Relacionados