Teoria - Adam Smith

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2014
Grande parte das contribuições de Adam Smith para o campo da economia não foi original. Porém, ele foi o primeiro a lançar os fundamentos para o campo desta ciência. Ele tornou o assuntocompreensível e sistemático e seu livro A Riqueza das Nações pode ser considerado como a origem do estudo da Economia. Nesta obra, ele demonstra que muitas crenças econômicas populares são na verdade errôneas eauto-destrutivas. Ele enfatizou que uma divisão apropriada da mão-de-obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar aprodutividade e a riqueza de uma nação. Além disso, Smith criticou as excessivas intervenções e restrições do governo sobre a economia, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalham ocrescimento.
A idéia central de Smith em A Riqueza das Nações é de que o mercado, aparentemente caótico, é, na verdade, organizado e produz as espécies e quantidades de bens que são mais desejados pelapopulação.
Deve-se saber que Smith não foi um economista ingênuo. Ele estava ciente dos abusos praticados por muitas empresas privadas, e denunciou as formações de monopólios, que ocorrem quando umafirma é a única produtora de um certo produto. Adam Smith também criticou seriamente as conspirações comerciais e cartéis que ocorrem quando um grupo de empresários, produtores de um mesmo bem deconsumo, estabelece um determinado preço. Estes fenômenos econômicos poderiam obviamente prejudicar os trabalhos da “mão invisível” onde uma economia funciona melhor quando há bastante competição,resultando em produtos melhores sendo fabricados na quantidade apropriada e nos menores preços possíveis.
As teorias econômicas de Adam Smith foram amplamente aceitas, e economistas famosos posteriormenteutilizaram-nas em seus trabalhos. Sua obra, A Riqueza das Nações, foi escrita de forma clara e compreensível e foi lida e reverenciada por muitos. Seus argumentos a favor da pouca interferência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adam Smith e Teoria keneziana
  • Teoria do valor
  • Adam Smith e as teorias
  • Teoria do Valor do Trabalho Adam Smith
  • A teoria das vantagens Absolutas de Adam Smith
  • Adam Smith
  • A Teoria Econômica de Adam Smith e a Teoria Política em Montesquieu
  • A Mão Invisível: A Teoria Econômica de Adam Smith

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!