Teoria Abraham Maslow)...

Páginas: 14 (3288 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO

A Enfermagem vem apontando em pesquisas científicas visões e considerações sobre a profissão de maneira que lhe permita atualizar e construir um caminho profissional mais consistente.

O cuidado em edificar uma história para Enfermagem com mais coerência cientifica permite aos enfermeiros um crescimento intenso e apurado, capaz de alcançar um futuro mais atuante e decisivo.Neste contexto, este artigo tem a finalidade de expor e refletir sobre uma nova proposta de estudo aplicada a Enfermagem, que envolve as (in)satisfações no trabalho dos integrantes da equipe de enfermagem, como ponto fundamental na realização e desenvolvimento de suas atividades. A retomada das necessidades humanas básicas é um instrumento essencial para compreender fatores que motivam essasatividades gerando (in)satisfação e bom desempenho desta equipe no trabalho.

No decorrer de nossas trajetórias profissionais pudemos perceber que a insatisfação da equipe de enfermagem no trabalho era marcante e visível. Desde então, começamos a questionar o motivo de tantas insatisfações e se havia comprometimento da assistência aos pacientes. Estava claro para nós que o cuidado prestado reside emcada um dos integrantes da equipe de enfermagem sendo influenciado através dos nossos desejos, necessidades e satisfações.

"Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver"(1). Então, entendemos que as ações na Enfermagem estavam além das aparências e repousavam na sua essência. Os valores, fundamentos, sentimentos e ações dos integrantes da equipe refletiam-se naprática. Assim, o ambiente passava a ser espelho das relações pessoais e sociais. "O ambiente é como um sistema biológico, social, político e econômico que se organiza, desorganiza-se e reorganiza-se"(2).

Neste ambiente as pessoas criam identidade própria, modos de viver e cuidar, no qual suas (in)satisfações estão totalmente implícitas no processo de vivência influenciando as relaçõesexistentes neste espaço. Diante destes questionamentos, a (in)satisfação dos integrantes da equipe de enfermagem apresenta uma relação com a interação necessária à realização do cuidado podendo comprometer a assistência que será prestada.

A satisfação é "ação ou efeito de realizar-se; prazer, contentamento; corresponder às expectativas, corresponder ao que se deseja"(3). Em psicologia, "satisfação é oresultado de uma variedade de atitudes da pessoa perante fatores associados ao seu trabalho e atitude no trabalho designa o sentimento que o empregado experimenta a propósito do seu emprego"(4).

Poucas propostas relativas aos integrantes da equipe de enfermagem e sua influência sobre o cuidado são discutidas no sentido de abordar suas (in)satisfação e estresse dentro do trabalho, salvo aproposta que envolve o saber - fazer da enfermagem. Sendo assim, o nível de satisfação profissional vem tornando-se fator essencial, determinante e discutível para melhor entendimento do cuidado. O cuidar deve ser entendido como a realização de ações na enfermagem considerando-se inevitável à satisfação de um conjunto de necessidades tanto da clientela, como dos integrantes da equipe de enfermagem queexecutam este cuidado envolvendo mais interação e autonomia. Para tal, esta reflexão propõe uma discussão acerca da teoria da motivação humana ou hierarquia das necessidades humanas básicas de Abraham Maslow(5) correlacionando-a com as ações dentro da Enfermagem. Nessa hierarquia os indivíduos estão em processo contínuo de desenvolvimento tendendo a transitar por entre as necessidades e em buscada auto-realização.



2. A TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS

Ao atingirem as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto-realização os seres humanos atingem também a satisfação necessária para desempenharem melhor es suas atividades. Maslow é um psicólogo e pesquisador do comportamento humano bastante conhecido na Enfermagem, pois Wanda Horta(6), em seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abraham maslow teoria da motivação
  • Teoria de abraham maslow
  • A Teoria de Motivação, de Abraham Maslow
  • PSICOLOGIA HUMANISTA: Teoria de Abraham Maslow
  • Teoria de Auto Realização (Abraham Maslow)
  • Teoria da motivação humana de abraham maslow
  • Tempos Modernos e a Teoria de Abraham Maslow
  • A TEORIA DE ABRAHAM MASLOW E A PSICOLOGIA DA AUTO-ATUALIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!