TEOREMA DE Heckscher E Ohlin

2495 palavras 10 páginas
RESUMO
Neste trabalho é estudado a globalização com ênfase no aspecto político e a teoria de Heckscher-Ohlin a qual é utilizada nos dias atuas. Nosso capitalismo e nossa economia é baseada nesses dois ponto, os quais devemos entender melhor para a compreensão do mundo atual.
A globalização um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
A globalização está afetando e afetará a soberania nacional e a delimitação das fronteiras políticas dos países é polêmica. A visão neo-realista atual, a globalização política não passa de uma utopia. As fronteiras políticas e o poder do Estado-nação dominam e devem continuar a dominar o cenário mundial. O ideal mesmo seria a livre iniciativa e o sistema de mercado se espalhassem pelos países, num modelo de liberalização econômica.
A teoria Heckscher-Ohlin baseia-se em duas premissas: primeiro, os produtos diferentes quanto aos tipos e quantidades de fatores (força de trabalho, recursos naturais e capital) as quais são necessárias para a produção. Em segundo lugar,os países diferem quanto ao tipo e à quantidade de fatores de produção que possuem.

REFERENCIAL TEÓRICO
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação

Relacionados