Teologia

Páginas: 3 (669 palavras) Publicado: 2 de julho de 2014
CENTRO DE MISSÕES MUNDIAIS – FACULDADE KURIOS
MATÉRIA - EPISTEMOLOGIA TEOLÓGICA
ALUNO (a)- Valéria Grifante
Aula – 19.11.2011

QUESTIONÁRIO

1- FAÇA A COMPARAÇÃO ENTRE REVELAÇÃOPROGRESSIVA E REFLEXIVA .
Revelação Progressiva é a teoria religosa que Deus se revela de forma contínua. É empregada no babismo, fé Baha'i, e segmentos do cristianismo.
No cristianismo há quem sustente alémda Bíblia Deus manifesta sua vontade modernamente usando de meios como profetas, Manifestantes ou Mensageiros de Deus.
A crença na revelação progressiva ganhou forte conotação no seio do cristianismono que tange principalmete aos movimentos de efervescência religiosa ocorridos nos Estados Unidos (restauração do protestantismo, no século XIX).
Já a Revelação Reflexiva Por intermédio dessaconsciência, que é expressão do seu aparelho psíquico, o homem pode acumular conhecimento e experiências sobre o mundo. Graças a linguagem, primeiramente oral e depois escrita, o ser humano desenvolveu acomunicação entre os membros da espécie. E, assim, o conhecimento de cada pessoa foi-se tornando patrimônio coletivo, constituído pela soma dos conhecimentos individuais, colocados à disposição do gruposocial.
Devido à transmissão dos conhecimentos, as sucessivas gerações de seres humanos não
precisaram reinventar as soluções já desenvolvidas, anteriormente, pelos antepassados. Cada nova geraçãopode herdar as descobertas da geração anterior, ficando com tempo disponível para efetuar novas conquistas. Teologia Sistemática (as principais fontes de informação estão na revelação, na filosofia ena psicologia); e Teologia Bíblica (a fonte de informação é estritamente a Bíblia).
O pressuposto absoluto da Teologia é a Fé, sendo que aquela se faz a partir e dentro da fé, sendo algo mais que umasimples reflexão racional sobre os dados da revelação. Portanto, a Teologia é o desenvolvimento da dimensão intelectual do ato de fé. É uma fé reflexiva, fé que pensa, compreende, pergunta e busca....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • teologia
  • Teologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!