Teologia sistemática

Páginas: 8 (1909 palavras) Publicado: 4 de julho de 2012
Resenha: Teologia sistemática- No Horizonte Pós-Moderno

Os textos Processo de sublevação da metafísica em detrimento da metáfora na comunicação dos temas da fé cristã e Ascensão, potencialização e evocação: processo de gestação da univocidade universalizante, são os dois primeiros capítulos da dissertação de mestrado do Professor Alessandro Rocha, publicados sob o título de TeologiaSistemática no horizonte pós-moderno, onde são mostrados caminhos seguidos pela filosofia grega no abandono de uma mentalidade mitológica baseada na equivocidade e na metáfora para a adoção da univocidade e da metafísica. Caminho esse que foi seguido também pela teologia.


A trajetória da filosofia começa com o gradual abandono da metáfora e com a adoção da metafísica na cultura grega. A teologia,a tentar se tornar mais compreensível para o mundo greco-romano fez esse mesmo caminho. A metafísica na filosofia inicia sua caminhada com Parmênides e se completa em Aristóteles. De maneira semelhante, a teologia trilha esse caminho desde Clemente de Alexandria indo até Tomás de Aquino.
A univocidade parte de um tronco plural: o mito, que era mais importante enquanto caminho, do queenquanto meta. Era elemento gerador de equivocidade, que não produzia certezas. A filosofia que se pretende unívoca, é fruto de uma cultura que precisa ser compreendida para que a filosofia faça sentido.
Para substituir o discurso equívoco pelo unívoco, a filosofia se valeu do argumento de que a unidade é essencial a toda existência; propôs a dicotomia entre existência e essência, onde a essênciaé o ser em si, e a existência seria uma sombra dela. O instrumento usado para essa mudança de discurso é a metafísica. É a divergência de Heráclito e Parmênides. Ambos querem um conhecimento que ordene a vida, mas Heráclito parte da existência e Parmênides parte da metafísica, isto é, da essência. É o pensamento deste último que será seguido pela filosofia clássica.
Platão tenta conciliaros pensamentos de Heráclito e Parmênides. Para ele, a verdade só existe baseada na essência e não na existência. A essência é forma que comunica sentido à existência. Platão valoriza os dois sistemas numa hierarquia: a teoria do conhecimento parte das imagens para as ideias, da existência para a essência, das opiniões para a ciência.
A sistematização mais complexa da metafísica se dá comAristóteles. Ele afirma que a metafísica é a ciência capaz de dizer o ser como ser. Aristóteles vai mais longe que Platão, que afirma haver dois mundos: o sensível e o das ideias. Aristóteles propunha que esse dois mundos existiam dentro do homem. O conceito de ciência surge desse auge da sistematização da filosofia clássica: essência e existência são coisas distintas. A essência é vista como lugardo próprio ser. A metafísica se torna então o paradigma em busca da verdade.
A filosofia grega clássica e suas misturas com práticas filosóficas e religiosas do mundo romano são a base cultural do discurso teológico cristão. O cristianismo se funde a cultura grega especialmente por causa do seu caráter missionário e sua tendência apologética. O cristianismo usa a filosofia clássica comoveículo para que sua mensagem possa alcançar outras culturas. Ambas, caminham a partir da afirmação da metafísica como método para se chegar a univocidade da verdade.
A metáfora é usada como um instrumento para comunicar a experiência religiosa, ela é relevante porque é capaz de produzir significado dentro de grupos que partilham os mesmos signos e porque permiti a elaboração de discursos quepodem ser reelaborados quando os significados se tornam literais. Um erro comum é confundir metáfora religiosa com metafísica literal que leva ao empobrecimento do sentido em nome de uma univocidade e torna a teologia irrelevante.
O cristianismo que tinha como tarefa levar sua mensagem até os confins da terra precisava fazer uma helenização de seus ensinos e de suas linguagens, para que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teologia sistemática
  • Teologia Sistematica
  • Teologia sistematica
  • Teologia Sistematica
  • teologia sistematica
  • Teologia sistemática
  • Teologia sistemática
  • Teologia sistematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!