Teologia - embrião-feto

Páginas: 15 (3642 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária – FEA
Curso - Administração

BIOÉTICA: “O EMBRIÃO-FETO É COISA OU PESSOA?”.

Trabalho apresentado à Disciplina Introdução ao Pensamento Teológico, sob a orientação do Prof. Antonio Marchioni.

Alunos:
Alessandra Branco, Caio Taminato e Pedro Rudge

São Paulo
2012

Sumário1. BIOÉTICA: EMBRIÕES-FETO 3
1.1 BIOÉTICA 3
1.2 CÉLULAS-TRONCO (Embriões e Aborto) 3
1.3 O ESTATUTO DO EMBRIÃO-FETO 3
1.3.1 A CIÊNCIA: O Embrião-feto é um de nós? O Embrião-feto é filho? 4
1.3.2 A FILOSOFIA: O Embrião-feto é pessoa? 4
1.3.3 A TEOLOGIA: O Embrião-feto possui alma imortal? 5
1.4 ÉTICAS MATERIALISTAS E RELIGIOSAS CONTRA O MANUSEIO DE EMBRIÕES 5
1.4.1 A mortedo embrião e do feto não é um direito humano 5
1.4.2 A ética materialista contra o manuseio de embriões: dar voz ao nascituro 6
1.4.3 A ética religiosa contra o manuseio do embrião-feto: a ocisão do embrião ou feto é um “non sense” 7
1.5 ÉTICAS MATERIALISTAS E RELIGIOSAS A FAVOR DO MANUSEIO DO EMBRIÃO-FETO _________________________________________________7
1.5.1 A Teoria Gradualista 81.5.2 A ética materialista a favor da eliminação de embriões: o embrião é análogo a uma pessoa, não é pessoa 8
1.5.3 A ética religiosa e cósmico-espiritualista a favor da eliminação de embriões 9

1. BIOÉTICA: EMBRIÕES-FETO
2.1 BIOÉTICA
Um dos temas mais polêmicos da atualidade é o manuseio do embrião. A bioética (significado: bios = vida / ethos = comportamento) é a ética davida e indica a conduta humana nas ciências da vida. Não pode ser considerada “bioética” por ser um assunto tão complicado e com muitas divergências, devemos dizer “bioéticas”. O impulso para a criação destas éticas se deu devido a pedidos de alguns médicos na década de 70, que queriam que os usos de seus conhecimentos biológicos fossem acompanhados de uma reflexão sobre os valores humanos. Porisso comitês de ética supervisionam as condutas dos médicos, enfermeiros e pesquisadores em relação aos seus pacientes e sujeitos de pesquisa.
A bioética nasceu dos avanços em biotecnologia (esta utiliza os seres viventes com a finalidade de produzir algo útil ao homem). Para tanto a biotecnologia conjuga os conhecimentos da biologia sobre o patrimônio genético dos organismos com a engenhariagenética na manipulação das moléculas. A alteração das moléculas não é o problema e sim a criação de novas. Em relação a este assunto, surgem dois grupos, os libertários (defendem a tecnobiologia) e os comunitários (defendem a integridade da comunidade humana).
Todas as questões da bioética dependem das visões de “Absoluto” e consequentes visões de mundo ou filosofias. Os dilemas da bioética devemrefletir os fundamentos das atitudes humanas, ou seja: fundamentos materialistas, cósmicos e religiosos. A questão antropológica (visão filosófico-teológica do homem) é decisiva em bioética. Existe a “Antropologia Materialista”: o homem é um corpo material (concepção biológica do homem) e a “Religiosa”: o homem é um corpo com alma imortal (concepção espiritual do homem).
2.2 CÉLULAS-TRONCO(Embriões e Aborto)
“Quando começa o direito civil do embrião ou feto e quando termina o direito civil da mãe ou do cientista ou do governo sobre eles?”. Um dos pontos importantes sobre esse assunto é a pesquisa de células-tronco, existem cinco opções de onde se retirar as células tronco:
1)
2) do embrião humano
3) do embrião humano clonado
4) do cordão umbilical
5) do líquidoamniótico
6) da pessoa adulta.

Nos dois primeiros o embrião é sacrificado, nos outros três não tem essa necessidade, por isso não causam discussões morais. Já conseguiram resultados positivos e promissores com as células retiradas do líquido amniótico e da pessoa adulta, esse seria um caminho moralmente inquestionável e bom para se investir.
2.3 O ESTATUTO DO EMBRIÃO-FETO
“O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tirar a vida
  • embriao
  • embrião
  • Embrião
  • embriao
  • embrião
  • embriao
  • embrião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!