Teologia do Culto

Páginas: 16 (3781 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
TEOLOGIA DO CULTO
O que é Antropologia?
Antropologia (do grego ἄνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica.Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento.
O que é Arqueologia?
Arqueologia (do grego, « arqué », antigo, e « logos », discurso depois estudo, ciência) é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. É uma ciência social que estuda as sociedades já extintas, através de seus restosmateriais, sejam estes móveis (como por exemplo um objeto de arte) ou objetos imóveis (como é o caso das estruturas arquitectónicas). Incluem-se também no seu campo de estudos as intervenções feitas pelo homem no meio ambiente.
Em relação às civilizações hebráicas a arqueologia realiza um exame de artefatos antigos outrora perdidos e hoje recuperados e que se relacionam ao estudo das Escrituras e àcaracterização da vida nos tempos bíblicos.
A arqueologia auxilia-nos a compreender a Bíblia. Ela revela como era a vida nos tempos bíblicos, o que passagens obscuras da Bíblia realmente significam, e como as narrativas históricas e os contextos bíblicos devem ser entendidos.
A Arqueoloia também ajuda a confirmar a exatidão de textos bíblicos e o conteúdo das Escrituras. Ela tem mostrado a falsidadede algumas teorias de interpretação da Bíblia. Tem auxiliado a estabelecer a exatidão dos originais gregos e hebraicos e a demonstrar que o texto bíblico foi transmitido com um alto grau de exatidão. Tem confirmado também a exatidão de muitas passagens das Escrituras, como, por exemplo, afirmações sobre numerosos reis e toda a narrativa dos patriarcas.
A antropologia nos informa que os Hebreussão semitas que viviam em tribos nômades conduzidas por patriarcas. Eles cruzaram a Palestina na época de Hamurabi, foram ao Egito, retornam (Êxodo) à Palestina e instalam-se aí entre os Hititas. (aglutinação de saberes)
Dos povos antigos somente os Hebreus não adoravam nenhum animal ou astro celeste, eles se identificavam como povo de Jeová, por possuir um único Deus, invisível, soberano, e criadorde tudo, inclusive do homem.
Os Hebreus se diferenciavam dos demais povos por possuir sua base de Fe nas escrituras sagradas, Ketubiyn, que também se diferencia dos demais escritos antigos, por atribuir a Deus Jeová a criação do homem sendo do pó da terra.
FORMAS DE ADORAÇÃO

Vamos falar três formas de adoração ao Senhor. A primeira delas é a pregação (falar de Deus).
No livro de Atos 20:7a 12, vimos nosso irmão Paulo trabalhando para o reino, está escrito que: "E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar,tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados". Podemos ver nessesversículos que Paulo tinha consigo uma pratica de pregar o amor de Deus, e levar aos outros as boas novas(evangelho) de Cristo. Nesse texto ele prega, realiza um milagre em nome de Jesus e continua a falar das maravilhas de Deus.
Paulo sabia que quando falava de Deus, as pessoas começavam a ter fé e criam no Senhor, e assim começavam a adorá-lo.
Pois como diz em: (Hebreus 11.6)
"Sem fé é impossível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teologia do culto
  • TEOLOGIA DO CULTO
  • Capitulo 2 de teologia do culto
  • AUTOATIVIDADE TEOLOGIA DO CULTO
  • Teologia da Musica e do Culto
  • Teologia do Culto ITQ
  • Teologia do culto autoatividade do capitulo 01
  • TEOLOGIA DO CULTO DÍZIMOS E OFERTAS 21 09 2015

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!