TENSÃO-DEFORMAÇÃO, MÓDULO DE ELASTICIDADE E DUCTILIDADE

1670 palavras 7 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ
CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SÓLIDOS I
PROFESSOR: HUDSON
PERÍODO: V

TENSÃO-DEFORMAÇÃO, MÓDULO DE ELASTICIDADE E
DUCTILIDADE

LUCIANE NORBERTO DE MENEZES

TERESINA, MAIO DE 2013

1. INTRODUÇÃO

Todo projeto de um componente mecânico, ou mais amplamente, qualquer projeto de engenharia, requer, para sua viabilização, um vasto conhecimento das características, propriedades e comportamento dos materiais disponíveis. Os critérios de especificação ou escolha destes materiais impõem, para realização de ensaios e para sua posterior utilização em processos de fabricação, métodos normatizados que objetivam levantar as propriedades mecânicas e seu comportamento sob determinadas condições de esforços.
Os materiais podem ser classificados como dúcteis ou frágeis, dependendo de suas características de tensão-deformação. Estas são obtidas através de ensaios realizados em laboratório, como o de tensão ou compressão, e visualizadas através de diagramas de tensãodeformação.
Este trabalho tem por objetivo descrever o ensaio de tração ou compressão de materiais, apresentar o módulo de elasticidade, ou módulo de Young e, distinguir esses materiais entre dúcteis e frágeis.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1.

O ENSAIO DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO

Se uma carga é estática ou se ela se altera de uma maneira relativamente lenta ao longo do tempo e é aplicada uniformemente sobre uma seção reta ou superfície de um membro, o comportamento mecânico pode ser verificado mediante um simples ensaio de tensão-deformação. Tais ensaios são mais comumente conduzidos para metais à temperatura ambiente. Existem três maneiras principais segundo as quais uma carga pode ser aplicada: tração, compressão e cisalhamento
O ensaio de tração ou compressão é realizado, principalmente, para a determinação da relação entre a tensão normal média e a deformação normal média dos materiais. Para a

Relacionados