tensegrity

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013






Topicos optativos 3:
ESTRUTURAS TENSEGRITY










Belo Horizonte
Setembro de 2013
Introdução

O trabalho tem por objetivo demonstrar alguns princípios deestabilidade, com a apresentação de conceitos e a partir da montagem de uma forma estrutural básica de tensegrity, que alcança a estabilidade através do tensionamento proveniente da associação de cabos e barras.ESTABILIDADE

Estrutura estável é aquela que se mantém sem alterações mesmo após sofrer interferências de qualquer espécie emseu sistema estrutural. A estabilidade pode ser adquirida de várias formas, pelo material empregado, através da associação de elementos estruturais entre outros.
O conceito de estabilidade se aplica avárias estruturas, e engloba muitas áreas de conhecimento.


ESTRUTURAS TENSEGRITY

Tensegritys são estruturas baseadas na associação de barras e cabos que são organizadas de forma a manter umarede contínua de cabos tracionados. Quanto mais tensão é dada pelos cabos as barras, mais rígido e utilizável torna-se o tensegrity. O ponto de dependência entre a geometria assumida e a protensãoaplicada representa a etapa conhecida por “busca de forma” onde a forma inicial da estrutura é definida.
O princípio estrtutural foi aplicado por Kenneth Snelson, em uma das primeiras esculturasconcebidas com conceitos tensigrid.


















Fonte:http://www.kennethsnelson.net/ (16/08/2007
FIG. 01 - Needle Tower: Construída em 1968 por
Alumínio e cabos de aço, 18m dealtura






Fig.02- Modelo de tensegrity


USOS

As estruturas tensegrity podem ser utilizadas de diversas formas, pois o que se aplica de fato é o conceito. É possível utilizar emmobiliários, estruturas de engenharia e várias outras formas o importante é que a estabilidade seja alcançada para o uso desejado.

Fig.03- Mobiliário; mesa com três pés Fig.04- Ponte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aplicações das estruturas tensegrity

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!