Tensao e deformaão

312 palavras 2 páginas
Para que não se altere o equilíbrio, estes esforços devem ser equivalentes à resultante, também axial, de intensidade F.
Quando estas forças são distribuídas perpendiculares e uniformemente sobre toda a seção transversal, recebem o nome de tensão. normal Para que não se altere o equilíbrio, estes esforços devem ser equivalentes à resultante, também axial, de intensidade F.
Quando estas forças são distribuídas perpendiculares e uniformemente sobre toda a seção transversal, recebem o nome de tensão. normal.Região elástica: de 0 até A as tensões são diretamente proporcionais às deformações. 0 ponto A é chamado limite de elasticidade, pois, ele geralmente marca o fim da região elástica. Daí em diante inicia-se uma curva, começa o chamado escoamento. O escoamento caracteriza-se por um aumento considerável da deformação com pequeno aumento da força de tração. No ponto B inicia-se a região plástica.
Lei de Hooke
Como visto no Diagrama Tensão-
Deformação, quando um corpo é carregado o material tende a se deformar e quando é descarregado, a deformação sofrida durante o carregamento desaparecerá parcial ou completamente. Esta propriedade do material, pela qual ele tende a retornar à forma original é denominada elasticidade.
Conceitos
O alongamento total de uma barra submetida a uma força axial é designado pela letra grega δ (delta). O alongamento por unidade de comprimento, denominado deformação específica, representado pela letra grega ε (epsilon), é dado pela seguinte equação: As relações entre tensões e deformações para um determinado material são encontradas por meio de ensaios de tração. Nestes ensaios são medidos os alongamentos δ, correspondentes aos acréscimos de carga axial
P, que se aplicarem à barra, até a ruptura do

Relacionados

  • Atps materiais rascunho
    2758 palavras | 12 páginas