Tensões do funcionalismo público

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013



BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL



ATIVIDADE AVALIATIVA 02

Carreira segura e prestação de serviços: como se resolvem as tensões que ofuncionalismo público atravessa?


Os funcionários públicos no Brasil gozam de um privilégio concedido a poucas pessoas em idade produtiva: a estabilidade no emprego que é considerada, em geral, maisimportante que o próprio salário. Essa estabilidade foi criada como forma de livrar o bom profissional das pressões políticas e de chefes mal intencionados que pudessem usar seus cargos de chefia comfins políticos. Mas, na prática, a estabilidade acabou criando profissionais dominados pelo comodismo e pela ineficiência. Grande parte desses profissionais usa a estabilidade como meio de aguardar aaposentadoria sem grandes tropeços e se resguardar da dureza do mercado de trabalho competitivo e selecionado do mundo real.
Esse funcionário público incompetente, sem vontade e sem talento deve serexcluído com base em seu histórico, em reclamações comprovadas e após ser rigorosamente avaliado por uma comissão que decidirá sobre a sua permanência ou não no serviço público. Desta forma, haveria aproteção contra as pressões políticas e se baniria, de uma vez por todas, os parasitas e os acomodados que acham que o serviço público é apenas uma forma de aguardar pacificamente a aposentadoria eabocanhar uma ou outra “oportunidade de ouro” que aparecer.
Para combater esse mal, o concurso público veio como um importante aliado na seleção desses profissionais e a avaliação de desempenho comoforma de beneficiar os bons e excluir os maus servidores em razão da eficiência. Os órgãos públicos estão cada vez mais investindo em cursos e treinamentos para tornar os seus funcionários cada vez maiscapacitados.
Os órgãos públicos cada vez mais organizados em sua estrutura administrativa, investindo na capacitação dos bons servidores e excluindo os maus profissionais, reunirão todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tensões contemporâneas entre público privado
  • O funcionalismo público e a ética
  • A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
  • A LRF E O FUNCIONALISMO PÚBLICO
  • A ASCENSÃO DE CARREIRAS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS
  • Tensoes
  • (Contra) reforma do estado no capitalismo e os movimentos sociais: análise da greve do funcionalismo público
  • tensoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!