Tensões dialéticas

Páginas: 4 (847 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
1- Quais são as tensões dialéticas?

O autor aponta no artigo três tensões dialéticas. A primeira ocorre entre a regulação (ordem) e a emancipaçãosocial (progresso). Segundo o artigo, até os anossessenta as crises de regulação social levavam a busca pela emancipação (revoluções socialistas, estado protecionista). Nas ultimas décadas esses modelos de emancipação entraram em crise e levaramconsigo as formas de regulação social (estado intervencionista) a qual se opunham e tentavam superar. Atualmente, a crise entre a expectativa dos cidadãos quanto a regulação (Estado) e a emancipação(Estado minimalista, liberalismos econômico)alimentam-se simultaneamente; e as políticas dos direitos humanos, por ser tanto regulação quanto emancipação social, tornam-se mecanismos para superar essadupla crise.

A segunda tensão dialética ocorre entre o Estado e a sociedade civil. De um lado o Estado criador de leis de regulamentações, de outro a sociedade civil que tenta de organizarpoliticamente para exigir do Estado a capacidade de se autorregular e se autoproduzir. Nas ultimas décadas essa tensão passou a ser entre as classes sociais; os que produzem melhor sobre a forma desociedade civil organizada e, os que preferem ficar sobre a tutela do Estado.

Terceira tensão A terceira tensão ocorre entre o Estado-nação e o que designamos por globalização. O modelo político damodernidade ocidental é um modelo de Estados-nação soberanos, coexistindo num sistema internacional de Estados igualmente soberanos — o sistema interestatal. Com a desenfreada intensificaçãodaglobalização, as políticas estatais de direitos humanos ficam fragilizadas, com isso, tem-se discutido aformulação de uma política de direitos humanos global, agente ativa de emancipaçãosocial a nível global.Entretanto, não há como falar de emancipação socialdesconsiderando culturas e, até mesmo, religiões; portanto, ao se almejar uma políticade direitos humanos a nível global, deve-se considerar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tensões dialeticas
  • Tensoes
  • tensoes
  • tensoes
  • tensões
  • Tensões
  • Dialética
  • Dialetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!