Teniase

Páginas: 4 (756 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Teníase









Introdução:
Este trabalho tem por objetivo falar sobre a teníase como causa,tratamento e como evitar irei abordar curiosidades sobre essa doença que apesar deser muito antiga ainda atinge pessoas do mundo todo é importante o esclarecimento de demais questões as nas quais irei estar colocando por meio deste trabalho.As Tenias e a Teníase:

A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias, (Taenia solium, do porco e Taenia saginata, do boi). Muitas vezes, o paciente nem sabe que convive com oparasita em seu intestino delgado.As tênias também são chamadas de "solitárias", porque, na maioria dos caso, o portador traz apenas um verme adulto, ela é transmitida pela ingestão de carne de boi oude porco crua ou mal cozida, que está contaminada com o parasita.
Usualmente, consideramos duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasita suínos e a Taenia saginata, parasitando bovinos.Ambas possuem corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e na extremidade anterior, denominada escólex, há presença de ventosas que auxiliam na fixação do animal. ATaenia solium, possui nestaregião, ainda, ganchos cujo conjunto é denominado rostro, auxiliando também na fixação.
O homem portador da verminose apresenta a tênia no estado adulto de seu intestino, sendo, portanto, ohospedeiro definitivo. Os últimos anéis ou proglótides são hermafroditas e aptos à fecundação. Geralmente, os espermatozóides de um anel fecundam os óvulos de outro segmento, no mesmo animal.
A quantidade deovos produzidos é muito grande (30 a 80 mil em cada proglote), sendo uma garantia para a perpetuação e propagação da espécie. Os anéis grávidos se desprendem periodicamente e caem com as fezes.O hospedeiro intermediário é o porco, animal que, por ser coprófago (que se alimenta de fezes), ingere os proglótides grávidos ou os ovos que foram liberados no meio. Dentro do intestino do animal, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teniase
  • teniase
  • Teníase
  • Teniase
  • teniase
  • TENÍASE
  • Teniase
  • Teniase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!