tenentismo

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Tenentismo
Surgiu com o descontentamento em certos setores do exercito e foi formado em 1922 por oficiais jovens. Esse movimento representou os jovens oficiais que queriam mudanças políticas e sociais e os oficiais mais graduados que sofreram uma censura devido suas desavenças com Epitácio Pessoa.
Até 1930 o movimento tinha as seguintes ideologias:
a) ideal de salvação nacional: os oficiaisviam-se como defensores das instituições republicanas em nome de um povo ignorante e infeliz.
b) elitismo: apenas um grupo tomarias as decisões politicas e não o povo despreparado. Defendiam a “verdade eleitoral” porém achavam que as camadas populares votavam mal, sendo assim, “seria melhor substituir o voto universal pelo voto de uma elite eleitoral”.
c)reformas: centralização dos poderes doestado, moralização, nacionalismo econômico e um novo sistema de ensino.
Os participantes do Tenentismo vinham de famílias tradicionais de classe média. Entre os principais participantes do movimento podemos citar: Luís Carlos Prestes, Joaquim e Juarez Távora, Isidoro Dias Lopes, Eduardo Gomes, Siqueira Campos, João Cabanas e Miguel Costa.
O levante em São Paulo
Mesmo com a forte repressão dogoverno, os militares descontentes com a situação do país começaram a se articular e conspirar. Em Maio de 1923, a chapa apoiada por eles venceu as eleições para a direção do Clube Militar. Em fins de 1923, o movimento de fortificou visando o reinicio da luta. Além de quartéis de SP(capital, quintaúna, itu, Jundiaí, vale do paraiba e outros) fizeram articulações com os lideres da revoluçãolibertadora do RS, Santa Catarina, Parabá, sul de MG etc.
O plano
A revolta foi panejada como uma Guerra de Movimento. Seu primeiro objetivo era a ocupação militar de Sp através de um ataque surpresa e a dominação importantes edifício e órgãos como os correios, sede do governo estadual e quartéis. Após a ocupação da capital paulista, dois contigentes de revolucionários partiram para o Porto de Santos eVale do Paraíba com a missão de facilitas a adesão das tropas do Paraná, Rs e do sul de MG, garantindo sucesso da etapa final – ofensiva sobre o RJ, capital da República.
Em 1924 os rebeldes se encontraram em Jundiaí para a realização de uma reunião para avaliar a situação e acertar o planejamento. Foi montado um estado-maior revolucionário e foi marcado o dia 28 de Março para o inicio domovimento(data adiada para 5 de julho). Na véspera as lideranças do movimento se reuniram num sobrado alugado para conspirações da rua Vauthier, no bairro Pari e na casa do major Miguel Costa. No sobrado acertaram os detalhes finais e de lá sairiam vários revoltosos para desencadear o levante.
Ataque
Dia 5 de julho um grupo de oficiais sob o comando do capitão Joaquim Távora e do tenente Eduardo Gomes,inicou o levante do quartel do 4º Batalhão de Caçadores do bairro de Santana. Armaram cerca de 70 soldados e seguiram até a Ponte Pequena, no bairro da Luz para o assalto aos quartéis da Força Pública. O grupo de Miguel Costa tomou o 2º e o 4º Batalhão da Força Pública e prendeu o coronel Domingos Quirino Ferreira e o general Abilio de Noronha, porém esse ultimo já havia avisado ao ministro daGuerra e ao governador do estado, Carlos de Campos, a eclosão do movimento revolucionário em SP.
Parte do sucesso do plano deu-se por explosões de bombas lançadas por baterias no Campo de Marte tendo como alvo o palácio do governo porém as bombas caíram sobre o Liceu Coração de Jesus e sobre algumas residências deixando mortos e feridos apesar do erro as bombas serviram como meio de intimidação aosgovernistas.
Após tomarem o quartel da Força Pública, Isidoro Dias Lopes e outros líderes do levante instalaram em seu prédio o quartel-general das Forças Revolucionárias. Ao amanhecer do dia 5 os revoltosos já tinham cerca de 2.500 homens. Ao final desse primeiro dia, os revoltosos já haviam tomado as estações ferroviárias da Luz, Sorocabana, do Brás e da Cantareira, além dos Correios, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Que E Tenentismo
  • Tenentismo
  • Tenentismo
  • tenentismo
  • Tenentismo
  • TENENTISMO
  • tenentismo
  • Tenentismo.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!