TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SUAS ABORDAGENS

1172 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE

Curso: Pedagogia EAD
Matéria: Didática
Acadêmica:

Atividade Formativa

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SUAS ABORDAGENS
O objetivo desta atividade é descrever os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar, numa tentativa de contribuir, teoricamente, para a formação continuada de professores. Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem. Assim, justifica-se o presente estudo, tendo em vista que o modo como nós, professores, realizamos o nosso trabalho na escola tem a ver com esses pressupostos teóricos, explícita ou implicitamente. Embora reconhecendo as dificuldades do estabelecimento de uma síntese dessas diferentes tendências pedagógicas, cujas influências se refletem no ecletismo do ensino atual, abordo, neste estudo, a teoria de José Carlos Libâneo, que as classifica em dois grupos: “liberais” e “progressistas”. No primeiro grupo, está incluída a tendência “tradicional”, a “renovada progressivista”, a “renovada não diretiva” e a “tecnicista”. No segundo, a tendência “libertadora”, a “libertária” e a “crítico-social dos conteúdos”.
Justifica-se, também, este trabalho pelo fato de que novos avanços no campo da Psicologia da Aprendizagem, bem como a revalorização das ideias de psicólogos interacionistas, como Piaget, Vygotsky e Wallon, e a autonomia da escola na construção de sua Proposta Pedagógica, a partir da LDB 9.394/96, exigem uma atualização constante do professor. Através do conhecimento dessas tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, como professor teremos condições de avaliar os fundamentos teóricos empregados na prática em sala de aula.
O estudo das tendências pedagógicas permite acompanhar a evolução do processo educativo, destacando acentuadamente o papel do

Relacionados

  • Psicologia-das-cores
    88519 palavras | 355 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas