tendencias pedagogicas

Páginas: 14 (3394 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Um pouco da história da Educação e da Educação Física
    A Educação Física teve grande influência dos modelos europeus e já no século XVIII teve-se a preocupação de sua inclusão nos currículos escolares com Guths Muths (1712 – 1838), J. B Basedow (1723 – 1790), J. J Rousseau (1712 – 1778) e Pestalozzi (1746 – 1827). Rousseau é o percussor da escola nova que se inicia no século XIX e que serátratada com mais detalhe nos próximos capítulos.
 A Educação Física sofreu grande influência do renascimento
A Educação Física sofreu grande influência do modelo higienista
Quanto à questão do método, inseriu-se a ABE (Associação Brasileira de Educação), no corpo de um debate, acirrado por um anteprojeto de lei, originário do ministério de guerra no ano de 1929, que além de determinar a práticada Educação Física para todos os residentes no Brasil, definindo caráter obrigatório em estabelecimento de ensino, a partir dos seis anos de idade, criar o conselho superior de Educação Física com “sede no ministério da guerra”, o qual exercerá a função de centralizar, coordenar e fiscalizar todas as atividades referentes aos deportes e a Educação Física no país – deliberava que enquanto não fossecriado o método nacional de Educação Física ficaria adotado em todo território brasileiro, o denominado método francês (CASTELANI FILHO, 1988).
As tendências pedagogias
Pedagogias liberais
A pedagogia tradicional
A constituição dos "sistemas nacionais de ensino" tem início no século XIX. Sua organização inspirou-se no princípio de que a educação é direito de todos e dever do Estado.
    Deacordo com Saviani (1987), a escola surge como um antídoto à ignorância, logo, um instrumento para equacionar o problema da marginalidade.
 A avaliação se dá por verificações de curto prazo (interrogatórios orais, exercício de casa) e de prazo mais longo (provas escritas, trabalhos de casa). O esforço é, em geral, negativo (punição, notas baixas, apelos aos pais); às vezes, é positivo (emulação,classificações).
Pedagogia renovada
    Essa tendência inclui várias correntes: a progressivista (que se baseia na teoria educacional de John Dewey), a não-diretiva (inspirada em Carl Rogers), a ativista-espiritualista (de orientação católica), a culturalista, a piagetiana, a montessoriana entre outras.
    Todas essas surgem em contraposição à Pedagogia Tradicional e está diretamente ligada aomovimento de pedagogia ativa.
A Pedagogia Nova (Progressivista)
 Segundo Saviani (1987) “o ideário escolanovista, tendo sido amplamente difundido, penetrou nas cabeças dos educadores acabando por gerar conseqüências também nas amplas redes escolares oficiais organizadas na forma tradicional. Cumpre assinalar que tais conseqüências foram mais negativas que positivas uma vez que, provocando oafrouxamento da disciplina e a despreocupação com a transmissão de conhecimentos, acabou por rebaixar o nível do ensino destinado às camadas populares as quais muito freqüentemente têm na escola o único meio de acesso ao conhecimento elaborado. Em contrapartida, a "Escola Nova" aprimorou a qualidade do ensino destinado às elites”.
De acordo com Darido (2003), após as grandes guerras, o modeloamericano da escola nova fixou raízes, notadamente no discurso da educação e especificamente da Educação Física, influenciado por Dewey em oposição à escola tradicional.
A Pedagogia Tecnicista
    A partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, essa pedagogia advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-loobjetivo e operacional. Nessas condições, o trabalhador ocupa seu posto na linha de montagem e executa determinada parcela do trabalho necessário para produzir determinados objetos. O produto é, pois, uma decorrência da forma como é organizado o processo.
  Na pedagogia tecnicista, o elemento principal passa a ser a organização racional dos meios, ocupando professor e aluno posição secundária,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tendências Pedagogicas
  • Tendências pedagógicas
  • Tendências Pedagógicas
  • Tendências pedagógicas
  • Tendências pedagógicas
  • tendencias pedagogicas
  • tendencias pedagogicas
  • tendencia pedagogica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!