tendencias pedagogicas na educação barasileira

857 palavras 4 páginas
Tendências Pedagógicas na Educação Brasileira
1-Tendências Pedagógicas Reprodutivas
Na Tendência Reprodutivista a educação se caracteriza como “reprodutora”, sem problematização do contexto social(alienante ou não-critico), ou estar vinculada ao contexto social, a ideologia da classe economicamente dominante(desalienante ou não-critica).
1.1-Pedagogias Reprodutivista Alienantes:
1.1.1) Pedagogia Tradicional
A Pedagogia considerada por alguns autores SAVIANI (1983), LIBÂNEO (1985) como” Tradicional”, e “Bancária” por FREIRE(1983),tem como pressuposto filosófico a visão essencialista de ser humano. Isso significa que o ser humano tem racionalidade como essência, cabendo a educação desenvolver essa característica essencial humana.
A relação entre conhecimento intelectual do ser humano associado a verdade e a ciência tem suas bases filosóficas em Platão
Segundo Platão(1976:250]251, 486d e 487ª),
“a alma desprovida de memória não será por nós incluída entre as de natureza filosófica. Pelo contrário:a que procuramos deverá ser dotada de boa retentiva(...)”
Por considerar o adulto acabado, completo em comparação com a criança, imatura e incompleta, estando em fase de formação intelectual, ´é que a Pedagogia Tradicional centra sua atenção no Professor que passa a ser o direcionador, o mentor e o executor da aprendizagem. Na análise de FREIRE(1983:67]68) sobre essa educação, que denomina de Báncaria, ressalta que:

“Educação é o ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimento”.
Passa a ser importante, portanto, a aquisição do conteúdo escolar via memorização, esforço e perseverança por parte do aluno, cabendo ao professor transmitir os conteúdos. A escola, nesse sentido, tem a função política de transmitir valores e conhecimentos da sociedade.
Considerando ser a racionalidade humana de caráter universal. Há na prática educativa a ênfase nos exercícios, na repetição e na memorização, objetivando formar hábitos

Relacionados

  • Administração
    51372 palavras | 206 páginas