Tendencias da profição

Páginas: 8 (1961 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
Introdução
O Brasil é um país em desenvolvimento, seu mercado de trabalho transforma-se constantemente. As mudanças são rápidas, exigindo qualificação profissional. O objetivo desta pesquisa é identificar as novas tendências do mercado de trabalho inovação e a criatividade contribuindo para a formação de profissionais capacitados. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo.Aplicou-se um questionário com perguntas abertas aos alunos do curso de Gestão da Qualidade de Santo André. Verificou-se que os estudantes estão atentos às exigências do mercado e apresentam grande potencial empreendedor, todavia é preciso fomentar estratégias educacionais que transformem em ação esse potencial.

Tendências de oportunidades profissionais de emprego ou trabalho no contextobrasileiro

A competitividade e a busca de maior eficiência levaram empresas a aperfeiçoarem seus resultados em todos os aspectos, principalmente à mão- de- obra, reduzindo a oferta de empregos, exigindo dos novos empregados mais qualificações e mais empenho na procura de oportunidades e manutenção do emprego.
As grandes empresas, tradicionalmente geradoras de empregos quase quevitalícios, já não apresentam esse perfil. As mudanças de emprego por parte dos empregados, antes vistas com maus olhos, passaram a ser consideradas uma coisa normal, hoje aquele empregado passivo, que executava uma única tarefa e obedecendo a um único comando, passou a ser desprezado em função daqueles mais dinâmicos e ambiciosos, flexíveis na realização de várias tarefas e capazes de oferecer novasidéias.
Gerou-se tudo isto quando um homem passou olhar o mundo como uma “aldeia global” uma expressão de Marshall McLuhan. Este percebeu o mundo como uma aldeia possibilitada pelo avanço da comunicação, o qual trouxe também desenvolvimento do comércio e das finanças internacionais, Chamada de Globalização.
A globalização e a tecnologia de informações, em meio à aceleração dos fatoseconômicos, estão criando novas profissões e tornando outras tantas obsoletas, alterando rapidamente o perfil das atividades profissionais. Dentro de alguns anos, pelo menos metade das profissões, tal como conhecemos hoje, terá desaparecido. Mais do que novos produtos, os avanços na segurança e na qualidade da Internet viabilizarão a internacionalização da economia e criarão novo paradigma gerencialdestinado a mudar completamente o ambiente de trabalho e de produção.
Algumas decisões, no entanto, serão tomadas em escritórios virtuais, em que a informação estará disponível em todos os níveis da empresa. Atividades operacionais, com responsabilidades interdependentes, Informação, espírito de equipe, flexibilidade e extrema criatividade serão o diferencial que se exigirá do profissional quepretenda integrar nesta aldeia.
A criatividade, no caso, está intimamente relacionada com intuição, que assim como as demais qualidades citadas, estariam mais presentes no psiquismo feminino. Fator que, somado à evolução social, está abrindo mais espaço para o trabalho das mulheres nesse novo ambiente.
Está em alta o "generalista", o empreendedor que sabe opinar sobre todas as áreasda empresa, com qualidade. Essa linha de trabalho, hoje adotada pelas melhores empresas da área de recursos humanos, também valoriza a inteligência emocional e reitera a conclusão de que as pessoas só fazem bem feito aquilo que gosta de fazer.
Vivemos um paradoxo: em meio à falta de milhões de empregos, nunca foi tão alta a demanda por pessoal qualificado. O emprego de carteira assinadadiminui e crescem oportunidades de ganhar dinheiro em novas atividades, desde arrumar armários por R$30 a R$50 por dia ou usar o curso de educação física para se transformar em personal trainer, ou estudar moda e ser um consultor de estilo.
Nunca foi tão grande a procura por cabeças privilegiadas nas escolas superiores de prestígio. Empresas pesquisam os melhores alunos e analisam teses de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profição
  • Ciencia e profiçao
  • tendencia
  • Tendencias
  • Tendências
  • Tendencias
  • Tendencias
  • Tendencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!