Tendencias atuais das migraçoes no brasil

Páginas: 8 (1943 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
TENDÊNCIAS ATUAIS DAS MIGRAÇÃES INTERNAS NO BRASIL

O senso demográfico realizado em 1970 pelo Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi o grande banco de dados para análises do padrão migratório no Brasil até e a partir daquele momento. Pesquisas análises científica estabelecem o papel das migrações do Brasil que se industrializava e abria suas fronteiras rumo aAmazônia. Porém, a expansão das inovações sobre o território nacional e as transformações da economia-mundo pós anos 80 propiciaram e revelaram uma nova realidade que se expressa também nos movimentos da força de trabalho.
Abordagens sobre as migrações no Brasil
O senso com compreende que migração corresponde a um “certo” tipo de movimento de movimento de população sobre o espaço. E que estedeslocamento ocorreria por alterações que “motor” que impulsionaria a população ao movimento.
No Brasil os primórdios de estudos sobre movimentos de população estão relacionado à aceleração da urbanização cuja interface é o Êxodo Rural. Assim, o período de 1940 a 1960 correspondeu à consolidação no plano empírico à consagração do Êxodo Rural como categoria explicativa para a dominância dofenômeno de deslocamento populacional.
O senso demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1970 foi o grande banco de dados que serviu às análises dos processos migratórios. A população quantificada confirmava a significância do Êxodo a intensidade da urbanização e da metropolização.
Era a migração, concebida como um subsistema de uma estrutura mais ampla odesenvolvimento, enquanto os migrantes já transmutados em energia teriam a função de estabelecerem a entropia deste mesmo sistema, através da corrente (fluxos), tal qual eletrodo do desenvolvimento.
O movimento migratório revela o movimento de constituição das disparidades e desigualdades espaciais. E sobre este espaço desigualmente organizado e articulado compreende-se a coexistência deprocessos espaciais, donde novos e outros tipos de fluxos migratórios se realizam. A lógica permite aceitar que a existência das desigualdades regionais permitiria assumi-las como fato principal de origens das migrações interna que acompanha a industrialização nos moldes capitalistas. Deste modo, as populações das áreas desfavorecidas sofrem com o empobrecimento relativo, o que leva à migração. Osfatores de expulsão seriam então de duas ordens: fatores de mudanças que decorrem da introdução de relações de produção capitalistas, tendo por objetivo o aumento da produtividade do trabalho e a consequente redução do nível de emprego e fatores de estagnação.
Ao longo da década de 70, o Brasil conheceria transformações que não se explicavam apenas pela aceleração da penetração docapitalismo nas esferas produtivas e sociais. Seria a ação do estado possibilidades real da existência de uma serie de processos espaciais que, pela primeira vez na história incorreria numa gama variada de fenômenos e fluxos em várias direções do território nacional.
Ao contrário de áreas e tipos de fluxos migratórios, sobre os quais se dispunha de produção científica acumulada; o espaço amazônicorevela a esta coexistência de tempos e espaços muito diferenciados internamente. Os fatores determinantes desta nova conjuntural regional seria a politica estatal nacional para a região, a composição social dos grupos dominantes e o caráter de dependência da economia ao capitalismo internacional.
A migração deixa, portanto, de ser consequência ou reflexos do espaço transformando paraatuar como agente de transformação, e retida para possibilitar premissa que a mobilidade se liga à produtividade e à expansão física do capital. O recente estágio de interiorização da população brasileira estaria atrelado à criação das bases para a constituição do espaço físico e social e nas formações dos mercados regionais de trabalho. Tais mercados não são estaques ou isolados, existindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tendências Atuais das Migrações Internas no
  • migrações internacionais
  • psicologia organizacional no brasil: tendências atuais
  • A tendência atual do perfil do administrador no brasil
  • Migrações no Brasil
  • Migrações no Brasil
  • Migrações no Brasil
  • MIGRAÇOES NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!