Tenda dos Milagres

Páginas: 35 (8697 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
 O racismo é uma forma de escravizar o ser humano, admitindo conceitos que impedem a realização da dignidade humana. O preconceito racial que impera no mercado de trabalho e nos lares de nossas casas através da televisão, sobretudo no cotidiano dos brasileiros que não assumem geralmente o seu racismo.  Em 1969, o racismo ainda imperava mesmo com a lei da convenção internacional detodas as formas de discriminação social instituída pela ONU Decreto nº 65.810 - de 8 de dezembro de 1969. Essa data surgiu logo depois do massacre ocorrido na cidade de Sharpeville na África do Sul quando a polícia do Apartheid matou 69 negros e feriu 180, no dia 21 de março de 1960. A legislação internacional de direitos humanos exige dos Estados que não perpetrem ações de discriminação racial eque implementem medidas para preveni-las em instituições públicas, organizações e relações pessoais. A natureza das medidas pode variar de tratado para tratado, mas devem incluir a obrigação de rever leis e políticas para assegurar sua posição não discriminatória, a erradicação da segregação racial e apartheid, penalizando propagandas que pregam a superioridade racial e o banimento de organizaçõesque promovam o ódio e a discriminação racial.
Diante desse quadro, o racismo é o principal vetor responsável pelas péssimas condições humanas de nossa população afro-brasileira. Portanto a suposta democracia racial é um mito criado para esconder esta brutal desigualdade racial, mito este, que muitos políticos e empresários adoram divulgar para o conjunto de nossa população, uma vez queele funciona como uma forma de anular as nossas críticas a esse injusto, desumano e racista sistema capitalista que historicamente vem atuando no sentido de impedir o povo brasileiro de enxergar suas profundas raízes africanas. Dessa forma podemos afirmar que nenhum racismo é justificável.
DO AUTOR
Nascido a 10 de Agosto de 1912, em Itabuna, no sul do Estado da Bahia, Jorge Amado, nasceu, como dizia suamãe, «com a estrela»: um homem afortunado. Seu pai queria que o filho fosse doutor, e ser doutor naqueles tempos era formar-se em Medicina, Engenharia ou Direito. Jorge Amado, que desde os catorze anos participava em movimentos culturais e políticos, optou por Direito. Fez a vontade ao pai, mas não foi buscar o diploma e nunca exerceu advocacia. Em compensação, no ano da sua licenciatura, em 1935, jáera um escritor conhecido, autor de quatro livros que fizeram sucesso entre o público e a critica: O País do Carnaval com que se estreou aos 18 anos, Cacau, Suor e Jubiabá. Em 1937, devido ao seu intenso envolvimento Político, viu toda a primeira edição do seu livro Capitães da Areia ser queimada em praça pública, o que o levou, em 1941, ao exílio na Argentina e no Uruguai. Em 1945, Jorge Amadouniu-se a Zélia Gattai, companheira de toda a sua vida. Deputado federal pelo Estado de São Paulo fez parte da Assembleia Constituinte votando leis importantes, como a que ainda hoje garante a liberdade religiosa no país, Em 1947, o Partido Comunista foi ilegalizado e Jorge Amado perdeu os seus direitos políticos. Voltou para o exílio, desta vez em França e na Checoslováquia, continuando a escrevere a trabalhar pela paz, agora em companhia de Pablo Neruda, seu velho amigo, de Pablo Picasso, de Louis Aragon, de Nicolas Guillen, só regressando ao Brasil em 1952. Em 1961 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, vindo também a pertencer à Academia de Letras da Bahia, à Academia de Ciências e Letras da República Democrática Alemã e à Academia de Ciências de Lisboa, sendo membrocorrespondente destas duas últimas. O seu livro Tenda dos Milagres, publicado em 1969 teve grande sucesso, no cinema, televisão e teatro. Faleceu em 06 de agosto de 2001.
Homenageando-o pelos seus 101 anos de nascimento, abordaremos o seu livro Tenda dos Milagres sob enfoque jurídico nos aspectos de crimes de preconceito racial e religioso.








DA OBRA
O livro Tenda dos Milagres é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tenda dos milagres
  • Tenda dos Milagres
  • Tenda Dos Milagres
  • Tenda dos milagres: a cachaça e o alcolismo
  • Resumo do livro tenda dos milagres
  • Resenha Tenda dos Milagres
  • tenda dos milagres
  • Tenda dos milagres e a questão racial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!