Tend ncias e Perspectivas da Urbaniza o no Paran Trabalho

1255 palavras 6 páginas
Introdução

Analisando o cenário nacional de crescimento demográfico nas últimas décadas, observa-se como o Paraná apresenta resultados bastante instáveis, condicionados pelos movimentos migratórios. O início se deu ao longo das décadas de 1940 e 1950, quando todo o território paranaense foi ocupado durante a expansão de sua fronteira agrícola, elevando tanto a população residente nas áreas rurais quanto nas áreas urbanas.
Entretanto, ao final dos anos 1960 e início da década de 1970, nosso quadro populacional sofreu uma brusca alteração: a população rural diminuiu em ritmo acelerado devido a busca de novas oportunidades de trabalho por parte dos habitantes. As cidades foram aumentando de tamanho, principalmente as de maior porte como Curitiba. Porém, essa busca por emprego não se concentrou apenas no território paranaense, parte da população encaminhou-se para Estados vizinhos, como São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Paralelo a esse crescimento emigratório o país passava por uma relevante transformação demográfica, que atingiu também o Estado do Paraná: um intenso processo de declínio na taxa de fecundidade.
O resultado desses dois processos – a queda da fecundidade e a forte emigração estatal – garantiu ao Paraná o título de menor crescimento populacional no país.
Na década de 1990 a taxa de crescimento da população paranaense voltou a subir ligeiramente. Apesar das taxas de mortalidade e fecundidade não sofrerem alterações, a migração interestadual diminuiu consideravelmente. Nesse período as atratividades observadas sob forma de emprego, fonte de renda e possibilidades de ascensão social fora do Estado não eram mais as mesmas, e dessa forma ocorreu uma migração de retorno. A rapidez com que essa migração ocorreu – praticamente em uma década – intensificou a urbanização no Estado e deu origem a uma nova configuração espacial da rede urbana do Paraná.

1. UMA NOVA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DA REDE URBANA

O crescimento acelerado da população paranaense

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas