Tend ncia Liberal Tecnicista

741 palavras 3 páginas
Tendência Liberal Tecnicista

Escola e democracia
O livro 'Escola e democracia' faz uma exposição das teorias pedagógicas de ensino (pedagogia tradicional, pedagogia nova, pedagogia tecnicista, teoria sistêmica do ensino como violência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e, por fim, teoria da escola dualista). O título 'Escola e democracia' é justificado pela questão permeada em todas as teorias da marginalidade, do abandono escolar, da escola para todos, das propostas de cada teoria para a educação universal e das políticas públicas existentes para funcionamento dessa escola para todos e de todos, ou seja, democrática.
Pedagogia Liberal Na Pedagogia Liberal a escola tem como função, preparar os indivíduos para o desempenho de seus papéis sociais e sempre de acordo com as aptidões de cada um. Pedagogia Liberal Tecnicista Foi introduzida no Brasil, entre 1960 e 70. O homem é considerado o produto do meio, a sua consciência é formada pelas suas relações com os outros.
Na escola o objetivo era adequar o sistema educacional as propostas econômicas e políticas, que na época era o regime militar, preparando-os para a mão-de-obra, para o mercado de trabalho.
Adequando as exigências da sociedade industrial e tecnológica, preparando o indivíduo para o mercado, onde é valorizada a tecnologia e não o professor. O professor é somente um elo entre os ensinamentos e o aluno. Papel da Escola:
Funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas, tal indivíduo que se integra na máquina social. A escola atual assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente.

Conteúdos de Ensino São informações, princípios científicos, leis estabelecidas e ordenadas numa sequência lógica e psicológica por especialistas.
É matéria de ensino, aquilo que ao conhecimento é observável e mensurável com uma ciência objetiva eliminando qualquer sinal de subjetividade.
O material instrucional encontra-se nos manuais, nos livros

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas