Tendências Pedagogicas

Páginas: 7 (1626 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014

Tendências

pedagógicas



Tendência liberal tradicional



Papel da escola- A atuação da escola consiste em preparar o aluno moral e intelectualmente. A forma que o conteúdo é passado é a mesma para todos os alunos, não levando em consideração que alguns alunos tem uma forma diferente de assimilação. E os alunos que não conseguem acompanhar o desenvolvimento do conteúdo devem seesforçar mais ou procurar algo profissionalizante.


Conteúdo de ensino- O conteúdo passado para os alunos são conhecimentos e valores sociais das gerações adultas. Esses conhecimentos são passados como verdades absolutas, são passados com objetivo de que o aluno reproduza os valores sociais.


Métodos de ensino- Os métodos adotados baseiam-se na repetição dos conteúdos e dão ênfase aoexercícios e a memorização de fórmulas.


Relacionamento professor-aluno - Predomina autoridade do professor, os alunos não podem dar opiniões e nem manter nenhum tipo de relacionamento entre eles durante as aulas.


Pressuposto de aprendizagem- Usam a ideia de que ensinar consiste em repassar conhecimento e que crianças tem a mesma capacidade de assimilação de um adulto, apenas menosdesenvolvida. Os problemas dr logica são desenvolvidos por adultos, sem levar em conta características da idade.


Manifestação na pratica escolar- A prática da pedagogia liberal tradicional ainda é viva em escolas religiosas e leigas.



Tendência liberal progressivista


Papel da escola- O objetivo é adequar as necessidades individuais ao meio social, com isso a forma de organização visa retratar,o maximo possível, a vida cotidiana.

Conteúdo de ensino- Como o conhecimento é resultado da ação que parte dos interesses e das necessidade do cotidiano, os conteúdos são montados em função das experiências vivenciadas frente a desafios cognitivos. Portanto, da-se mais valor a conteúdos problemáticos e cognitivos, do que a conteúdos racionais.

Método de ensino- Valorizam tentativasexperimentais e a ideia de que fazer é a melhor forma de aprender. Trabalhos em grupo também são usados como forma de desenvolvimento mental.

Relacionamento professor-aluno - O professor deixa os alunos chegarem a conclusões em grupo, só intervem para da forma ao raciocínio deles.


Pressuposto de aprendizagem- a motivação se dá pelo estimulo ao interesse do aluno. Fazendo com que aprender setorne uma atividade de descoberta e estimule a autor aprendizagem.
O esforço e o exito são explicitamente reconhecidos pelo professor.


Manifestação na prática- A pratica da pedagogia progressivista é muito pequena, por falta de condições objetivas e por se chocar com métodos basicamente tradicionais.






Tendência pedagógica não-diretiva

Papel da escola- papel da escola acentua-sena formação de atitudes, fazendo com que a preocupação maior seja com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. O objetivo é estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo.

Conteúdo de ensino- O objetivo do estudo é fazer com que os alunos procurem chegar ao conhecimento por si mesmo. O processo de desinvestimento e da comunicação tornam secundária atransmissão de conteúdo.

Método de ensino - Os métodos usuais são dispensados, prevalecendo o esfmétodos usuais são dispensados, prevalecendo o esforço do professor em desenvolver um estilo de fácil compreensão para o aluno.orço do professor em desenvolver um estilo de fácil compreensão para o aluno.

Relacionamento professor-aluno - O foco da pedagogia não-diretiva é o aluno, visando formar suapersonalidade através de experiências significativas, que o façam desenvolver características inerentes a sua natureza. O professor é especialista em relações humanas, garantindo um relacionamento num clima social e autêntico.


Pressuposto de aprendizagem- A motivação vem do desejo da busca da automotivação e se torna maior quando o individuo percebe que é capaz de agir em termos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tendências pedagógicas
  • Tendências Pedagógicas
  • Tendências pedagógicas
  • Tendências pedagógicas
  • tendencias pedagogicas
  • tendencias pedagogicas
  • tendencia pedagogica
  • Tendencias pedagogicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!