Tendências pedagógicas

Páginas: 10 (2338 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
Curso : Pedagogia
Disciplina: Didática
Profª Ms Maria Júlia Rangel De Bonis

AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA E SEUS PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM

 Pensamento:

“Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando-o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar oaprendido-apreendido a situações existentes concretas" Paulo Freire 

1. INTRODUÇÃO: 
O objetivo deste artigo é verificar os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira, numa tentativa de contribuir, teoricamente, para a formação continuada de professores.
  Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordemsociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem. O modo como os professores realizam o seu trabalho na escola tem a ver com esses pressupostos teóricos, explícita ou implicitamente.
  Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese dessas diferentes tendênciaspedagógicas, cujas influências se refletem no ecletismo do ensino atual, emprega-se, neste estudo, a divisão feita por José Carlos Libâneo, que as classifica em dois grupos: “liberais” e “progressistas”. No primeiro grupo, estão incluídas a tendência “tradicional”, a “renovada progressista”, a “renovada não-diretiva” e a “tecnicista”. No segundo, a tendência “libertadora”, a “libertária” e a“crítico-social dos conteúdos”.
Novos avanços no campo da Psicologia da Aprendizagem, bem como a revalorização das idéias de psicólogos interacionistas, como Piaget, Vygotsky e Wallon, e a autonomia da escola na construção de sua Proposta Pedagógica, a partir da LDB 9.394/96, exigem uma atualização constante do professor. Através do conhecimento dessas tendências pedagógicas e dos seus pressupostos deaprendizagem, o professor tem condições de avaliar os fundamentos teóricos empregados na sua prática em sala de aula.
O fenômeno educativo é um fenômeno humano, histórico e multidimensional. Como não existe um só momento de educação, ou uma única forma de se educar não se pode explicar a educação simplesmente por fórmulas. As diferentes formas são aproximações que podem ser consideradas comomediações que permitem contextualizar a educação, ao menos em alguns aspectos. Por isso, as mesmas devem ser analisadas, contextualizadas e discutidas criticamente.

2. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS;
  Segundo LIBÂNEO, a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe queo indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

2.1. TENDÊNCIA LIBERALTRADICIONAL OU HUMANÍSTA TRADICIONAL: Nesse quadro teórico, a tendência liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço. Sendo assim, as diferenças de classe social não são consideradas e toda a prática escolar não tem nenhuma relação com ocotidiano do aluno. Quanto aos pressupostos de aprendizagem, a idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade. A criança é vista, assim, como um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvida. ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tendências Pedagogicas
  • Tendências pedagógicas
  • Tendências Pedagógicas
  • Tendências pedagógicas
  • Tendências pedagógicas
  • tendencias pedagogicas
  • tendencias pedagogicas
  • tendencia pedagogica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!