Tendências da gestão em saúde ao nível mundial

Páginas: 31 (7686 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
TENDÊNCIAS DA GESTÃO EM SAÚDE AO NIVEL MUNDIAL: O CASO DA ASSISTÊNCIA MÉDICA GERENCIADA (AMG) André Cezar Medici1
1. Introdução Não faz muito tempo que o termo “managed care”, traduzido como “assistência médica gerenciada”, ingressou no vocabulário cotidiano dos administradores de serviços de saúde. Como tudo que cai “na moda”, a menção ao termo traz uma série de reações positivas ou negativas,entusiasmadas ou indiferentes, confiantes ou descrentes. Muitos o utilizam sem saber exatamente seu sentido ou significado, dando margem a confusões, desentendimentos, preconceitos ou paixões infundadas. A imprensa tem expressado uma certa perplexidade em relação à idéia. De um lado reconhece que a AMG surgiu como resposta aos problemas que o setor saúde vem apresentando desde os anos setenta nospaíses desenvolvidos: (i) aumento dos custos sem aumento da capacidade resolutiva dos serviços; (ii) restrições crescentes ao acesso, em função da elevação dos preços, no caso dos serviços privados, e (iii) queda da qualidade, no caso dos serviços públicos, uma vez que os orçamentos governamentais, por mais que aumentem a parcela destinada a saúde, não conseguem acompanhar a escalada de custos.Por outro lado, a imprensa também defende e expande, em muitos casos, as críticas feitas por consumidores, que reclamam da burocratização dos procedimentos e rotinas de acesso aos serviços, das restrições quanto a liberdade de escolha dos médicos e estabelecimentos de saúde, das limitações ao consumo introduzidas como forma de “moderação” e das novas responsabilidades que passam a ter com arealização de exames preventivos, como pré-requisitos para manter a elegibilidade e as condições pactuadas nos planos de saúde. Boa parte da imprensa reflete a posição dos médicos, que perdem sua autonomia em prescrever exames e medicamentos sem o compromisso com uma redução da relação entre custo e efetividade. Para os médicos, a padronização das rotinas e serviços introduz grandes probabilidades de errosalheios aos cálculos estatísticos e atuariais dos economistas e gerenciadores clínicos. Além do mais, a perda de autonomia do médico poderia ser acompanhada pela redução de seu salário, de seu “status” profissional e de sua auto-estima. Como corolário, reduz também, sua responsabilidade com os resultados. Toda a vez que algum procedimento não é compatível com o diagnóstico, acarretando danos aospacientes, os médicos respondem: “- não me culpem: só fiz o que me mandaram fazer, isto é, o que o plano permite”.

Economista de saúde sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington. Qualquer comunicação ao autor poderá ser feita através do email andrem@iadb.org. As posições apresentadas neste artigo não necessariamente refletem a posição do Banco Interamericano deDesenvolvimento.

1

2

Mas a verdade é que os planos de AMG continuam em grande expansão, não somente nos Estados Unidos, onde nasceram, mas também na Europa, nos países asiáticos e até mesmo na América Latina. Boa parte das reformas de saúde feita nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento adota um ou mais dos princípios e práticas da AMG. Em alguns casos, tais reformas acarretam grandesresistências, especialmente dos médicos e profissionais de saúde que se organizam, vocalizam e influenciam boa parte da população. A assimetria de informação do setor saúde, em favor dos médicos, além de penalizar os consumidores, é uma faca de dois gumes. Uma vez que os resultados de uma transformação como a AMG não aparecem nas condições de saúde “da noite para o dia”, os pacientes acabam sendo maissensíveis, de forma negativa, às modificações introduzidas em suas rotinas e no acesso aos serviços, do que às melhorias reais na saúde e na qualidade de vida. Um bom atendimento de saúde tem mais a ver, na visão do usuário, com “paparico” ou “bom trato”, do que com efetividade no tratamento, a cura ou o aumento da expectativa de vida saudável. Se não curou, “Deus não quis”, mas o médico fez o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO DE PESSOAS NA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO APLICADA NA NOVA TENDÊNCIA MUNDIAL BYOD
  • Níveis de gestão
  • Tendências mundiais de consumo
  • Tendências de reorganização da economia mundial
  • Ca biodiversidade a nivel mundial
  • Tendencias mundiais comercio exterior
  • Tendências do Turismo Mundial
  • delinquencia juvenil a nivel mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!