Teníase

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2012
Teníase ( solitária )
A teníase pode ser causada por dois vermes da mesma família, a Taenia saginata e a Taenia solium.
O homem adquire a infecção pela T. saginata através da ingestão de carne bovina mal cosida ou crua.
A Taenia solium, no estágio adulto, parasita exclusivamente o intestino humano.

Taenia solium
Pode chegar a medir cerca de 10 metros de comprimento se apresentando deforma achatada e segmentada em que podem ser distinguidas 3 porções: a cabeça ou escólex, o pescoço e o corpo, sendo o último constituído por uma série de segmentos ou anéis.
Normalmente é um parasito solitário ( daí o nome vulgar de solitária ), sendo raro encontrarmos mais de um exemplar numa mesma pessoa.
O gado bovino é seu hospedeiro intermediário, no qual é encontrado em estado larvário.
ATaenia solium é semelhante a anterior, chegando ao estágio adulto no intestino delgado com comprimento que pode variar de 2 a 9 metros.
O hospedeiro intermediário dela é, normalmente o porco, podendo outros animais também estarem envolvidos como o macaco, o cão o gato e o próprio homem.
O ciclo evolutivo é semelhante em ambas, os ovos são depositados nos pastos com as fezes de indivíduosinfectados, sendo ingeridos por bovinos ou suinos.
Há a fixação dos embriões no músculo do hospedeiro intermediário após a migração do aparelho digestivo, formando as larvas.
O homem ingere a carne mal cosida e o parasita se fixa através de ventosas ao intestino delgado, dando início a formação dos proglotes ( segmentos ).
As Taenias são hermafroditas e em cada anel ou segmento existem os elementosmasculinos e femininos da reprodução sexual. Após cerca de 3 meses, os anéis já gravídicos, repletos de ovos são expulsos de forma ativa ( T. saginata ) ou passiva ( T. solium ).
Quanto aos sintomas a solium adulta pode não provocar sintomas ou, ocasionalmente produz desconforto abdominal, dor tipo fome, sensação de má-digestão, diarréia ou alternância desta com constipação ( prisão de ventre ).O exame físico é pobre e não contribui para o diagnóstico.
A saginata produz alteração significativa da função intestinal por desviar para sua nutrição as substâncias digeridas pelo hospedeiro.
Diarréia, e dor tipo fome se desenvolve, perda de peso ocasional e falta de apetite. Raramente pode ocasionar obstrução intestinal.
Os proglotes ( segmentos ) alojados no apêndice podem levar a quadrode apendicite aguda.
A absorção de produtos tóxicos do verme pode levar a quadros alérgicos com edema ( inchaço ) de face, tronco e membros inferiores.
Os sintomas mais comuns são o desconforto abdominal e a irritação ocasionada pelos proglotes ao moverem-se lentamente no orifício retal.
A neurocisticercose possui grande incidência no Brasil, ocasionando convulsões, hipertensão intracranianaou somente distúrbio psiquiátrio inicialmente.
O quadro de deficit do sistema nervoso central dependerá da localização do Cysticerco no cérebro.
O Cysticercus cellulosae, larva da Taenia solium ( do porco ), que foi antes ingerida como ovo, atravessa a mucosa do estômago, penetra na corrente sanguínea e dissemina-se pelo organismo do hospedeiro, incluindo o sistema nervoso.
Nessa localizaçãopode levar a 3 formas clínicas:
Forma cística nos ventrículos e no parênquima cerebral
Forma racemosa nas meninges
Forma miliar, mais comum em crianças
A cisticercose compromete o SNC, globo ocular, tecido celular subcutâneo e músculos esqueléticos.
O diagnóstico é suspeitado pela presença de ovos nas fezes, reação de fixação do complemento positiva ( Weinberg ).
O líquido céfalo raquianomostra eosinofilia, hiperproteinorraquia ( aumento das proteínas ), hipoglicorraquia ( diminuição dos níveis de glicose ) e aumento de gamaglobulina.
A biópsia de nódulo cutâneo ou muscular pode auxiliar no diagnóstico.
A Tomografia Computadorizada do crânio ou a Ressonância Nuclear Magnética podem demonstrar hidrocefalia e cistos calcificados.
A cintilografia radioimunológica com anticorpos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teniase
  • teniase
  • Teníase
  • Teniase
  • teniase
  • TENÍASE
  • Teniase
  • Teniase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!