TEMPUM METER 1.0 - Medidor de Temperatura e Umidade com Comunicação com Android

982 palavras 4 páginas
Documentação
TEMPUM METER 1.0

Centro Universitário Senac
Campus Santo Amaro
Engenharia da Computação
Projeto Interativo
Professor Walter Varella

Claudio Bezerra
Francivaldo Junior
Gabriela Gabos
Guilherme Lucioni
Jaqueline Santos de Oliveira
José Antonio Junior
Thiago Pires

Introdução

O mundo está em constante crescimento, e em alguns aspectos até desenfreado. Esse crescimento está trazendo tanto consequências boas como consequências prejudiciais à sociedade. Ao mesmo tempo em que temos a ciência e a tecnologia cada vez mais desenvolvidas e capazes de resolver diversos tipos de problemas e proporcionar mais facilidade e conforto na vida das pessoas, também tem aumentado o número e a diversidade desses problemas a serem resolvidos.

O nosso foco nesse projeto foi as Ilhas de Calor, que são um fenômeno climático que ocorre em grandes metrópoles graças ao crescimento desenfreado da urbanização e da emissão exagerada de poluentes na atmosfera. A principal consequência desse fenômeno é a alteração intensa e irregular da temperatura e umidade, formando ilhas de calor. Sendo esse o foco do trabalho, foi desenvolvido um equipamento capaz de medir e disponibilizar as medições de temperatura e umidade de várias maneiras e de modo contínuo.

O objetivo desse projeto é disponibilizar os dados necessários para uma análise específica e facilitar o engenho de futuras soluções para esse e outros problemas.
Obtêm-se esses valores através de dispositivos sensores ligados a um micro controlador open source que funciona com sistemas embarcados de fácil entendimento e implementação.

Hardware

A primeira etapa do trabalho consistiu em projetá-lo em um programa específico, o Fritzing (Figura 1) que permite criar no computador vários sistemas eletrônicos a partir de componentes e dispositivos básicos simulados por software.

Figura 1
Nesse programa foi

Relacionados