Tempos e métodos

Páginas: 9 (2151 palavras) Publicado: 15 de junho de 2012
SUMÁRIO

1- Introdução 2
2- Tempos e Métodos 3
2-1 Estudo de Tempos
2-2 Estudo de Métodos
2-3 Definição
3- A empresa que atuo 9
3-1 Conética Administração de Condomínios Ltda
4– Conclusão 11
5- Bibliografia 12


1 – INTRODUÇÃO

Estudo de tempos e métodos pode ser definido como o estudo sistemático das rotinas e ou conjunto de atividades trabalho, visando odesenvolvimento de uma metodologia mais adequada, através de melhorias implantadas em função da posterior análise dos dados obtidos com objetivo de estudo e melhoria dos processos produtivos, onde é possível efetuar estudos para aperfeiçoar estes processos, a fim de identificar gargalos, tempos ociosos, movimentos desnecessários, padronizando o processo e aplicando as ferramentas. Nas próximas paginasveremos as origens e razões de tais definições onde identificaremos a necessidade dos estudos de Tempos e Métodos.



















2 - TEMPOS E MÉTODOS

O estudo de tempos e métodos nada mais é do que o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com objetivo de desenvolver sistemas e métodos padronizados que se adéqüem melhor as necessidades do processo, determinando otempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando em ritmo normal para executar uma tarefa ou operação específica. Podemos dividir o estudo de tempos e métodos em duas partes:
• Estudo de Trabalho: Determina o tempo padrão para executar uma tarefa específica (estudo de tempos)
• Estudo de Método: Registro e análise para encontrar o melhor método de se executar uma tarefa(estudo de movimentos)
Observando as Teorias Administrativas podemos perceber o desenvolvimento desses estudos.

2-1 ESTUDO DE TEMPOS
Inicialmente diremos que o Estudo dos Tempos, teve sua origem na oficina Mecânica de Midvale Steel Company em 1881 e que Frederick Winslow Taylor foi seu criador. Sendo grande este trabalho de Taylor, não ficou nele a sua contribuição ao desenvolvimentoindustrial. Taylor descendia de uma família da Filadélfia, Entrou para um oficina mecânica onde começou a trabalhar como aprendiz em máquinas e ferramentas. Em 1878 com a idade de vinte e oito anos, transferiu-se para a Oficina e Midvale Steel como operário comum, devido a má situação econômica geral naquela época; foi promovido rapidamente a torneiro, chefe de seção, contramestre de Oficina, e comtrinta e um anos já era engenheiro chefe das Oficinas. Taylor tinha estudos voltados para o tempo. Em 1881 foi o início do trabalho de tempos de Taylor na Midvale Steel Company, nessa época Taylor ainda não era engenheiro, mas foi quando começou a medir o trabalho em busca de resposta as seguintes questões:
• Qual a melhor maneira de executar uma tarefa?
• Qual deveria ser a tarefa diária de umoperário?
• Como eliminar desperdícios?
Nos primeiros tempos da Midvale, Taylor voltou aos estudos, fazendo-os a noite no Instituto Stevens, obtendo em 1883 o título de engenheiro mecânico.
Em 1898 Taylor entrou para a Bethlehem Steel Works e tinha a tarefa de aperfeiçoar os métodos em várias seções da fábrica. Uma das tarefas que mais lhe chamou a atenção foi o trabalho com a pá. Havia umaquantidade de empregados que variava e 400 a 600 e que a grande parte de suas tarefas era o trabalho com a pá. O material freqüentemente trabalhado era o minério, vindo logo a seguir por ordem de importância, o carvão.
Taylor observou que cada operário tinha a sua própria pá. Um encarregado supervisionava 50 a 60 operários, e durante o dia trabalhavam com diversos materiais. O local onde trabalhavammedia três quilômetros quadrados, o que fazia com que o grupo se dispersasse por uma superfície relativamente grande. Depois de uma investigação Taylor ficou sabendo que os operários levavam cargas que variavam de 1,5 quilos quando manipulavam carvão até 17 quilos por cada pá. Imediatamente se entregou a tarefa de determinar qual seria a carga da pá, que permitiria a um operário de 1° categoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos e tempos
  • Tempos e metodos
  • tempos e metodos
  • tempos e métodos
  • Tempos e metodos
  • Tempos e métodos
  • Tempos e Métodos
  • tempos e métodos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!