Tempos modernos

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
WELLINGTON SEVERIANO DE OLIVEIRA

TEMPOS MODERNOS

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Introdução à Engenharia de Produção do Curso de Engenharia de Produção do Centro de Acadêmicos da Universidade Salgado de Oliveira.

Prof. Augusto Baeta

BELO HORIZONTE
2009

AGRADECIMENTOS ( é opcional )

- Aosfamiliares, esposa e filhos...............................................................
- A todos os colegas professores e alunos companheiros da lida do dia a dia.
- A Deus por pela vida e saúde.

SUMÁRIO

1 ESTUDO DIRIGIDO FILME TEMPOS MODERNOS – CHARLES chaplin 2

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 4

INTRODUÇÃO

Conforme as orientações a introdução deve conter:apresentação do tema, justificativa, objetivo, idéia central e metodologia destacados em parágrafos distintos.

ESTUDO DIRIGIDO FILME TEMPOS MODERNOS – CHARLES CHAPLIN

Charles Chaplin nos mostra nesse filme alguns conceitos de produtividade estabelecidos pelos modelos de produção Taylorismo / Fordismo, logo na primeira cena aparece uma fábrica com grandes máquinas e operários sujos e mauscuidados. Onde cada operário executava somente uma tarefa; característica própria do modelo taylorista, na mesma cena nota-se uma produção em massa através da linha de montagem, estabelecida por um modelo de produtividade denominado Fordismo.
Naquela época, segundo Taylor a produção dependia muito da boa vontade do trabalhador, como só trabalhava porque era obrigado, o operário por sua vez,sempre que não estava sob o olhar do patrão ou do contramestre, fazia corpo mole. Baseado na afirmação acima, Chaplin deixa transparecer que a preocupação e o objetivo da classe empregadora era a produtividade e que o aumento desta ocorreria quando aplicava-se o aumento da velocidade do maquinário, percebe-se isso no momento em que o presidente da firma manda o capataz (encarregado) aumentar avelocidade da maquina exigindo assim maior esforço dos seus funcionários.
Os operários eram brutalizados, meros cumpridores de ordens, não tinham idéia do que estavam produzindo. Para o patrão, os operários tinham que produzir usando as mãos e não o cérebro é possível afirmar que não havia valorização do profissional.
No filme, nota-se que o presidente da empresa visava à expansão deseu mercado e de seus lucros, pensando nisso adotou um sistema de circuito de TV, com o intuito de acabar com a prática da indolência e da preguiça dos trabalhadores. Esse circuito de TV serviria para acompanhar o desempenho dos operários e impedindo-o de locomover-se, pois as peças eram transportadas até ele, o trabalhador se confundia com a própria máquina, era obrigado a manter um ritmo padrão detempo e produção. Comparando essa situação com a atual, percebemos mudanças sim, porém poucas, principalmente no que tange ao relacionamento patrão/operário, as empresas mantêm os conceitos de Taylor e Ford onde os operários não podem perder tempo para não atrasar a produção.
Num certo momento do filme é apresentado ao patrão uma tecnologia para melhorar a produção, o “interessante”eraque o funcionário não iria mais precisar parar nem para almoçar. O que seria essa tecnologia? Uma máquina para alimentar os operários. Houve interesse por parte do presidente, pois ele considerava que tal tecnologia aumentaria sua produção e apenas por razoes técnicas, (a máquina não funcionou com sucesso na apresentação) o presidente da empresa não quis comprá-la. Nos dias atuais grandes partesdas empresas adquirem seus maquinários através das representações. As empresas fornecedoras desses maquinários enviam seus representantes com eloqüência e grande poder de persuasão que acabam persuadindo o empregador a adquirir tais produtos. Uma vez adquirido maquinário de alta tecnologia, grande parte das empresas falham em não oferecer capacitação para seus operários manusearem as máquinas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tempos modernos
  • Tempos modernos
  • Tempos moderno
  • Tempos modernos
  • Tempos modernos
  • tempos modernos
  • Tempos modernos
  • tempos modernos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!