Tempos MOdernos

Páginas: 6 (1339 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Na época da revolução industrial, os trabalhadores eram vistos como ''objetos'' pois a única coisa que realmente importava era o lucro; O presidente da fábrica, do seu escritório, comandava e vigiava tudo. As ordens eram passadas a um funcionário que se encarregava de repassá-las aos operários que executavam o que era mandado. O ritmo de trabalho dos operários era determinado pelavelocidade das máquinas, que ficava a cargo de um técnico que a controlava. Todo trabalho era em série, visando só a produtividade. Portanto o trabalho intelectual era exercido por quem comandava e o trabalho braçal por aqueles que trabalhavam pesado.
O filme tempos modernos retrata exatamente esta realidade em diversos momentos, e é sobre isso que iremos tratar ao decorrer do trabalho.
1 –TEMPOS MODERNOS
Tempos modernos é um filme de 1936, do cineasta Charles Chaplin, em que seu famoso personagem “O vagabundo” tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
É um filme que traz sérias críticas ao sistema utilizado àépoca. A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor. Vale ressaltar aqui a crítica com relação à exploração do trabalhador, que, nas ideias socialistas, se traduziria, por exemplo, no caso em que um operário trabalha muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele consegue ganhar no mês, nem poderá comprar o mesmo. Assim,vê-se a crítica ao modo capitalista que nesse fato se justifica.
Sinopse: Carlitos trabalha em uma fábrica, na qual tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospital, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada.
Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem querealizar pequenos furtos para sobreviver (roubar um pão para comer) . Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge.
Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: pois é tomado como o líder comunista por trás da greve que esta a acontecer e acaba por ser preso. Na cadeia, sem querer, frustra uma tentativade fuga de presos e quando é libertado depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade quesurge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.
Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.
A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçom. Também nãodá certo, e os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras emocionantes e divertidas.

2 – PRINCIPAIS FATOS HISTÓRICOS DA DÉCADA DE 30
A década de 1930 foi uma das épocas mais sangrentas de toda a história mundial. Neste período, Hitler ascende ao cargo de chanceler na Alemanha e tem início o genocídio do que Hitler chamava de"raças inferiores", em especial os judeus.
Nos Estados Unidos,Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929.
Por isso, muitos que foram contemporâneos a esse período, a denominaram a pior década do século XX, já que começou com a Grande Depressão e terminou com a guerra.
No Brasil, ocorre a Revolução de 30, movimento que chega ao poder encabeçado pelo político gaúcho Getúlio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tempos modernos
  • Tempos modernos
  • Tempos moderno
  • Tempos modernos
  • Tempos modernos
  • tempos modernos
  • Tempos modernos
  • tempos modernos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!