Temporizador De Sem Foros Microcontrolado Com Sensor De Luminosidade

756 palavras 4 páginas
TEMPORIZADOR DE SEMÁFOROS MICROCONTROLADO COM
SENSOR DE LUMINOSIDADE
Rodrigo Andrade
Lucas Dorneles
Lucas Fontoura
Maicon Natã
Acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pampa

Resumo. Este documento visa apresentar, em linhas gerais, um circuito de temporização para semáforos micro controlado, que também conta com um módulo de controle de luminosidade. O mesmo poder ser utilizado tanto para controlar semáforos convencionais quanto os novos semáforos LED.
Palavras-chave:
Semáforo. Sensor.
1.

Microcontrolador.

INTRODUÇÃO

Utilizando um microcontrolador
Microchip, o PIC16F877A, foi projetado um circuito de controle para um semáforo de pedestres com interação com o usuário. O sistema consiste na placa principal (contendo os circuitos de monitoramento, o microcontrolador e o circuito do sensor de luminosidade), a botoeira para interação com o pedestre e um fotodiodo como sensor luminoso. O sistema ainda requer um circuito driver para o acionamento tanto do o semáforo para veículos quanto para o dos pedestres, sendo o mesmo com características diferentes para semáforos convencionais ou LED. Este módulo não está aqui incluído, pois já se encontra pronto como parte de um projeto anterior. A linguagem de programação utilizada para configurar o controlador foi a Assembler.

2.

PROJETO

Este projeto tem como foco o controle de um único semáforo de fase simples com semáforo para pedestres, destinado apenas a controlar o tráfego interagindo com o pedestre. No entanto, na placa principal foram disponibilizadas saídas adicionais, possibilitando que o programa seja atualizado posteriormente para possibilitar o controle de sistemas de fases múltiplas.
2.1 Sequência de funcionamento
A programação em linguagem assembler foi feita de modo que o semáforo permaneça verde para os veículos indefinidamente, até o instante que o pedestre pressione a botoeira.
Então, a sequência de fechamento é efetuada, da seguinte forma:
1 – Após um intervalo pré-determinado

Relacionados

  • trabalho
    11196 palavras | 45 páginas
  • trabalho
    24034 palavras | 97 páginas