Tempo geológico pre cambriano

Páginas: 6 (1475 palavras) Publicado: 19 de junho de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS










TEMPO GEOLÓGICO


PRÉ CRAMBRIANO









ALEXANDRE MONTEIRO
BRUNA LANDIM
DANIELA FREITAS
JANDER DACIO
JOSUÉ COELHO
JOSE ANDERSON
MAYELE BOM
WILBER DA SILVA



MANAUS
2012




CENTROUNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS




ALEXANDRE MONTEIRO
BRUNA LANDIM
DANIELA FREITAS
JANDER DACIO
JOSUÉ COELHO
JOSE ANDERSON
MAYELE BOM
WILBER DA SILVA




TEMPO GEOLÓGICO


PRÉ CRAMBRIANO













Prof. Geóloga: KASSIA FRANCO
MANAUS
2012
Pré-Cambriano


Já se definiu aera pré-cambriana como aquela anterior ao surgimento da vida na Terra, ocorrido no período cambriano. Atualmente, porém, se sabe que a vida no planeta surgiu no início do arqueano e que, ao longo da era pré-cambriana, os organismos fossilizados se tornaram cada vez mais abundantes.

Era pré-cambriana é o intervalo de tempo geológico que se iniciou há cerca de quatro bilhões de anos, idade dasrochas mais antigas que se conhecem, e se encerrou há 570 milhões de anos, quando teve início o período cambriano da era paleozóica. É o intervalo mais antigo e mais longo da história geológica do planeta e representa oitenta por cento de todo o tempo geológico.

Devido às violentas transformações que a Terra sofreu durante o pré-cambriano, bem como à lentidão dos processos geológicos ebiológicos que então se registraram, são poucos os restos fósseis que se conhecem e escassa a informação sobre as condições vigentes nessa era, que se divide em duas fases. O arqueano é a fase mais antiga, e o proterozóico começou há 2,5 bilhões de anos.

A definição precisa da história geológica da era pré-cambriana constitui um dos maiores problemas da geologia moderna em face dacomplexidade estrutural, grau de metamorfismo, falta de fósseis-guia, descontinuidade de afloramentos etc. Nas últimas décadas do século XX, graças ao maior desenvolvimento dos métodos geocronológicos e geotectônicos, o estudo da era pré-cambriana avançou de forma considerável, embora ainda não houvesse consenso sobre a subdivisão cronoestratigráfica dessa era geológica.

A inexistência de critériosobjetivos para a correlação de seções pré-cambrianas distantes umas das outras deu origem à convicção generalizada de que não seria possível estabelecer uma escala única de subdivisão estratigráfica dessa era para todas as regiões do mundo. Um reflexo desse ponto de vista foi a divisão da história da Terra em dois grandes eons: criptozóico, correspondente à era pré-cambriana, e fanerozóico, quecompreende as eras paleozóica, mesozóica e cenozóica.

As rochas pré-cambrianas aparecem tipicamente em vastas áreas de várias centenas ou até milhares de quilômetros de extensão. Alguns exemplos são os escudos canadense, báltico, indiano, australiano ocidental, ucraniano e brasileiro. Devido à falta de fósseis que permitam assegurar a idade de rochas da era pré-cambriana, a datação é feitapela análise isotópica de pares de elementos radioativos.

No início do pré-cambriano, a produção de calor pelo decaimento dos isótopos radioativos era várias vezes maior que atualmente. Como hoje, porém, parte do calor produzido deve ter sido liberado do manto (camada da Terra situada abaixo da crosta) através das cristas oceânicas, ao mesmo tempo em que o assoalho dos oceanos se alargavarapidamente, com a conseqüente subducção de alguma forma primitiva de placa litosférica. Subducção é o processo pelo qual uma placa litosférica mergulha sob outra nas regiões em que as duas convergem.
Como resultado desses processos formaram-se três grupos distintos de rochas arqueanas: (1) arcos insulares, como os da Austrália ocidental, Zimbábue, Índia e sul do Canadá, onde as rochas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pré cambriano
  • Pré Cambriano
  • Tempo geologico
  • tempo geologico
  • Tempos geologicos eras
  • Tempos Geologicos
  • O Tempo Geológico
  • tempo geologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!