templos cristãos

Páginas: 9 (2240 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014



Como toda pessoa religiosa, assim também o cristão precisa de um lugar onde possa realizar ritualmente o seu culto e, conseqüentemente, que seja símbolo do seu encontro com Deus. Este lugar não corresponde nem ao templo hebraico nem ao pagão, pois estes espaços são caracterizados pela presença da divindade e é esta presença que os torna “sagrados” e sacralizantes. O lugar do culto cristãonão é identificado pela presença da divindade, mas pelo que nele se realiza, isto é, a celebração do mistério.
Nele o Cristo está presente pela força de sua palavra e os fiéis se reúnem no seu nome porque são convidados a fazer memória Dele. “Fazei isto em memória de mim.” (Lc. 22,19) – “Onde dois ou três estão reunidos no meu nome, lá estou eu no meio deles.” (Mt. 18,20).
Nos templos oencontro com os fiéis é casual. Para os cristãos é a reunião que define o espaço, o templo, compreendido como lugar da presença divina. Os fiéis são as pedras desse edifício. Paulo VI tem uma frase que resume isso: “Se a Igreja é o lugar de uma divina presença, este lugar é a assembléia dos fiéis...” (Paulo VI, 1965)
A eclesia significava a reunião e só mais tarde passou a designar também o lugar dareunião. Para o cristão não existe a materialização de um lugar onde Deus habita. Já Salomão, quando construiu o templo exclamou: “Mas é verdade que Deus habita na terra? Eis que os céus e os céus dos céus não vos podem conter, muito menos estacasa que eu construí!” (1Re. 2,27). E São Paulo aos atenienses diz: “Deus não mora em templos construídos pelo homem.” (At. 17,24). O verdadeiro tempo no qualDeus pode morar foi o corpo que Maria lhe ofereceu por obra do Espírito Santo. Jesus mesmo diz: “Destruí este templo e eu o reedificarei em três dias” (Mt. 26, 61). E João Evangelista faz questão de esclarecer: “Ele falava do templo do seu corpo”. (Jo. 2, 21). Por participação e pela força do batismo também o corpo do Cristão se torna templo de Deus: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo doEspírito Santo que está em vocês, que recebestes de Deus e que não vos pertenceis?” (1Cor. 6,19); “Nele também vocês sois edificados para vos tornar morada de Deus por meio do Espírito.” (Ef. 2, 22). “Também vocês são as pedras vivas na construção de um edifício espiritual...” (1 Pe. 2, 5). “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo deDeus, Deus o destruirá. Porque Santo é o templo de Deus que sois vós.” (1Cor. 3,16 - 17).
Na unidade do Espírito Santo todos os cristãos constituem o corpo místico de Cristo, isto é, a Igreja. Este é o lugar do culto indicado por Jesus à samaritana. “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade”. (Jo. 4, 23). E na liturgia o cristão expressa o seu louvor pleno, por Cristo, comCristo, em Cristo, a Deus Pai, na unidade do Espírito Santo.
Cristo portanto é o verdadeiro lugar do culto cristão, capaz de elevar o perfeito louvor. Todavia a pessoa manifesta esta realidade espiritual servindo-se da materialidade do próprio corpo. Para obedecer ao mandado de Jesus as pessoas se reúnem com outras e acabam determinando lugares, que se tornam lugares de culto pela ação que neles sedesenvolve.
Panorama histórico
Na primeira fase da história, quando Jesus ainda está presente fisicamente, os lugares de culto eram a sinagoga e o templo. Sabemos dos Evangelhos como Jesus freqüentava a sinagoga; é só lembrar o texto de Lc. 4,17 - 21: “O Espírito do Senhor está sobre mim...”
No templo hebraico Jesus ensina, principalmente de sábado, e cura os doentes. Porém todo lugar onde oCristo Jesus está presente – como adorador do Pai e salvador dos homens – se torna lugar do culto cristão. Cada lugar na terra onde o Senhor Jesus se torna presente na comunidade e com maior ênfase onde Jesus se manifestou como homem e através de seus sinais, principalmente na sala onde realizou a ceia com os Discípulos antes de sua morte.
Segunda fase: período apostólico e pós-apostólico
Depois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • templo
  • Templos
  • Templos
  • TEMPLO
  • Cristãos
  • Cristão
  • Cristão
  • cristao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!