templarios e ospitalarios

717 palavras 3 páginas
templários e hospitalarios
Templários: “Não para nós Senhor, mas para glória do teu Nome “
Oficialmente, a Ordem foi fundada por Hugo de Payens, 1118 em Jerusalém,com a finalidade de defender a Terra Santa dos ataques dos maometanos, mantendo os reinos cristãos que as Cruzadas haviam fundado no Oriente. Ela era composta por nove cavaleiros franceses. Seu objetivo, velar pelas conveniências e pela proteção dos peregrinos cristãos no território sagrado.Os seus membros fizeram voto de pobreza e castidade para se tornarem monges, usavam mantos brancos com a característica cruz vermelha, e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros. Em decorrência do local onde originalmente se estabeleceram (atual Mesquita de Al-Aqsa),do voto de pobreza e da fé em Cristo denominaram-se "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão".O templários se desenvolveram com uma velocidade surpreendente, tanto numéricamente quanto em domínio político, somando terras e juros de empréstimos concedidos a reis e nobres, bem como ao clero, semeando assim o futuro intercâmbio bancário.
Tanto poder e riqueza lhes angariaram rivalidades e temores, sentimentos que no século XIV se concretizaram sob a forma de um complô armado pela cumplicidade entre o rei francês Filipe IV da frança(felipe, o belo)e o Papa Clemente V. Os dois se uniram e bolaram um plano cruel contra os templários. com o intuito de ficar com sua fortuna.
O Papa forjou acusações inspiradas por uma visão divina, na qual os monges guerreiros são declarados culpados de heresia, de difamação do nome de Deus, de adorar outros deuses, de perversões sexuais e de praticarem magia. Tudo corre como esperado. Do dia 12 para 13 de outubro de 1307, edifícios e todas as sedes dos templários são invadidos, os soldados são presos, torturados e consumidos nas fogueiras. O último grão-mestre desta ordem, Jacques de Molay, ao ser executado em meio às chamas, teria lançado maldições a todos os seus perseguidores,

Relacionados