temperamento

Páginas: 15 (3687 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Alavancagem
De Thinkfn
Ir para: navegação, pesquisa
Alavancagem (leverage), significa investir mais do que a nossa capacidade financeira permitiria. Portanto, o termo designa o uso de vários instrumentos financeiros ou recursos de terceiros, tais como empréstimos de capital, com o intuito de aumentar o retorno potencial das operações financeiras, aumentado consequentemente também o seu risco.A alavancagem tem, portanto, um efeito ampliador tanto dos ganhos como das perdas.
A alavancagem pode tomar a forma de um financiamento ou outro tipo de empréstimo, o qual é investido com a intenção de ganhar uma maior taxa de retorno do que o custo do juro desse financiamento ou empréstimo. Outra forma de alavancagem é a tomada de posições longas ou curtas através de instrumentos derivados,cuja dimensão no subjacente, o valor nocional da posição, é superior à que seria possível ter-se de forma directa no activo subjacente.
Recompensa e Risco
A alavancagem permite então aos investidores ou empresas aumentar o seu investimento mas com um risco maior.
Se o investidor usar alavancagem para fazer um determinado investimento e esse investimento resultar mal, a sua perda será tanto maiorquando maior for o grau de alavancagem.
Se uma empresa usar alavancagem com o intuito de potenciar os seus ganhos e gerar mais riqueza para o accionista, mas falhar em concretizá-lo, os custos com os juros e o risco de crédito destroem valor para o accionista. Assumindo que tudo o resto se mantém constante, se a rendibilidade dos activos (ROA ou Return On Assets) da empresa é maior do que a taxade juro dos seus financiamentos, então a rendibilidade dos capitais próprios (ROE ou Return On Equity) vai ser maior do que seria se a empresa não estivesse alavancada. De forma inversa, assumindo-se tudo o resto constante, se o ROA da empresa é menor do que a taxa de juro dos seus financiamentos, então o ROE vai ser menor do que seria se a empresa não estivesse alavancada.
- See more at:http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Alavancagem#sthash.ApFkCHsJ.dpuf


Alavancagem operacionalDe Thinkfn Ir para: navegação, pesquisa A alavancagem operacional refere-se ao grau de alavancagem que os resultados operacionais possuem em relação às vendas, ou seja, em que medida é que uma subida de x% nas vendas, provoca uma subida superior a x% nos resultados operacionais da empresa. Sempre que essa medidaseja superior a 1, ou seja, que 1% de subida nas vendas provoque uma subida superior a 1% nos resultados operacionais, existe alavancagem operacional. A alavancagem operacional existe devido à diluição dos custos fixos por uma base de vendas maior, visto que o aumento das receitas não implicará aumento dos custos fixos. È de notar que a alavancagem operacional também funcionará ao contrário, umaredução nas vendas de 1%, levará a uma redução superior a 1% nos resultados operacionais. Isso será particularmente grave em empresas onde os custos fixos tenham um peso muito grande. O fenómeno da alavancagem operacional explica porque é que conceitos como as same store sales nos retalhistas ou ARPU nas telecoms assumem tanta importância. A alavancagem operacional é a principal razão paraexistirem economias de escala. Ver também - See more at: http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Alavancagem_operacional#sthash.7LBe6eF5.dpuf

Rácio de solvabilidade
De Thinkfn
(Redireccionado de Debt-to-equity ratio)
Ir para: navegação, pesquisa
O Rácio de solvabilidade é um rácio financeiro que indica a proporção relativa dos activos da empresa financiados por capitais próprios versus financiados porcapitais alheios. Sendo tudo o resto igual, quanto mais elevado este rácio, maior a estabilidade financeira da empresa. Quanto mais baixo, maior a vulnerabilidade.
Tabela de conteúdo
[esconder]
1 Cálculo
2 Rácio de endividamento ou Debt/Equity
3 Potenciais correcções
4 Medidas com impacto na solvabilidade
5 Ver também
Cálculo
As variáveis necessárias para calcular o rácio de solvabilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • temperamentos
  • temperamentos
  • temperamento
  • Os Temperamentos
  • Temperamento
  • Temperamento
  • Temperamentos
  • Temperamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!