Tempera

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014

TRATAMENTO TÉRMICO TEMPERA

l - INTRODUÇÃO

O objetivo do ensaio de têmpera é otimizar a relação entre microestrutura, dureza e tenacidade. Normalmente, esse processo é complementado por outro tratamento térmico, denomidado Revenimento. Basicamente, a Têmpera consiste em resfriar rapidamente o aço, após a temperatura de austenitização, à uma velocidade superior à velocidade crítica (Vc),para obter uma estrutura denominada martensita.



2 – ENSAIO DE TÊMPERA

Consiste no aquecimento acima da zona critica durante um determinado tempo para a homogenização da austenita seguido de um resfriamento rápido.




Temperatura de aquecimento
Aços hipoeutetóides : θ= A3 + 50°C (Ferrita+Perlita)
Aços eutetóides : θ = A1 + 50°C (Perlita)
Aços hipereutetóides : θ =A1 + 50°C (Perlita+Cementita)

1º Forno: θ cp= 900° C
2º Forno: θ cp= 360° C

2° Tempo de permanência na temperatura de aquecimento ou tempo de encharque.
1- Forno: T = 10 minutos por centímetro da menor dimensão da peça
T = 10 (min/cm) x 1 (cm) = 10 min.

2- Forno: T= 5 segundos

3- Velocidade de resfriamento

Rápida na água.


DIAGRAMA DE EQUÍBRIO Fe - C3- PREPARAÇÕES DA AMOSTRA TEMPERADA PARA O ENSAIO METALOGRÁFICO.

De uma forma geral, a preparação de amostras metalográficas é uma arte e as técnicas tendem a variar de um laboratório para outro. As variações nos procedimentos podem ser também necessárias, dependendo da natureza do metal a ser examinado, visto que os metais variam amplamente em dureza e estrutura. Entretanto, asoperações básicas tendem a ser similares.

Primeiramente devemos retirar uma pequena amostra e preparar uma superfície plana apropriada em um dos lados dessa amostra, através de corte e esmerilhamento.
A amostra por nós utilizada será um corpo de prova de aço 1045.



4 - LIXAMENTO

Este estágio é idêntico ao utilizado em macrografia, ou seja, a superfície da amostra é lixada em papeisespecialmente preparados, contendo pó de carboneto de silício. A amostra pode ser atritada manualmente sobre o papel abrasivo disposto sobre uma superfície plana, como por exemplo, uma placa de vidro ou dispor o papel abrasivo sobre um disco rotativo plano horizontal, apoiando-se sobre ele o corpo de prova. Em ambos os casos a superfície é usualmente lubrificada com água que promove uma açãode arraste das partículas eliminadas da superfície. Em micrografia são seis as classes de abrasivos são usadas:

Granulação das lixas
Grão 100
Grão 220
Grão 320
Grão 400
Grão 500
Grão 600

Em cada um desses estágios de lixamento, o corpo de prova é movimentado sobre a superfície de tal maneira que os riscos sejam formados apenas em uma direção. Na passagem de um abrasivo para ooutro, o corpo de prova é girado de um ângulo de cerca de 90°, de forma que os novos riscos se disponham na superfície sob este ângulo com relação aos riscos produzidos no estágio precedente. O lixamento é efetuado numa mesma lixa enquanto os riscos do estágio anterior permanecerem.



5 - POLIMENTO

Aqui são removidos os riscos e a fina camada deformada proveniente do estágio anterior. Ocomposto de polimento geralmente usado é a Alumina, óxido de alumínio em pó (Al2 O3 - forma gama) diluído em água destilada, com um tamanho de partícula de 1µ e para melhor acabamento 0,7µ.
Este composto é colocado sobre um disco coberto com pano felpudo e o corpo de prova é pressionado contra o pano do disco rotativo com uma pressão leve e não pode ser mantido em posição fixa e sim sermovimentado em torno dele, na direção oposta ao sentido de rotação, o que assegura uma ação mais uniforme de polimento.

Se este e o estágio anterior forem cuidadosamente efetuados, será obtida uma superfície livre de riscos e uma camada deformada quase imperceptível.


6 – ATAQUE QUÍMICO

A estrutura granular de um corpo de prova metalográfico usualmente não pode ser vista ao microscópio após o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tempera
  • Têmpera
  • Tempera
  • Têmpera
  • Tempera
  • Tempera
  • Tempera
  • tempera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!