tempera e revenido

Páginas: 12 (2895 palavras) Publicado: 23 de junho de 2014





Tratamentos térmicos de têmpera e revenido de aços









Nomes: Lara Grübber Dutra
Daniel Castagna Santos
Professor: Aloisio Nelmo Klein

Introdução

O estudo dos materiais é de fundamental importância para o aprimoramento de técnicas e desenvolvimento de novas tecnologias. Durante o semestre de 2012.2 aprendemos, na disciplina de Engenharia de Materiais, asprincipais características e métodos de estudos para a obtenção do material desejado para realizar uma específica função.
Entre os processos utilizados para modificar as propriedades mecânicas de um material de acordo com o resultado esperado, estão os tratamentos térmicos. Dentre as técnicas empregadas para tratamento térmico encontram-se a têmpera, seguida pelo processo de revenido.
A têmperabusca aumentar a dureza do material e, para compensar este aumento que causa consequentemente maior fragilidade no material, é realizado o revenimento. O trabalho que se segue descreve em pormenores os citados processos.



















Tratamentos térmicos – definição e histórico

Já há bastante tempo atrás havia a consciência de que o aquecimento e resfriamento dedeterminado material alteravam suas propriedades mecânicas. Outros fatores importantes para essa alteração são a velocidade com que um aço é resfriado e seu teor de carbono.
A esse processo de aquecer e resfriar um material dá-se o nome de tratamento térmico. Basicamente, o tratamento térmico consiste em três etapas: aquecimento, manutenção da temperatura e resfriamento. Entre os diversos métodos detratamentos térmicos, encontra-se a têmpera e o revenimento.
Segundo registros, apesar de desde a antiguidade o homem ter interesse em aumentar a resistência mecânica dos metais, esse fato agravou-se quando surgiram as armas de guerra. O desejo, agora mais forte, era de se obter maior resistência e durabilidade. Nesse contexto histórico foi que surgiu o processo até hoje conhecido chamado detêmpera. Foi desenvolvido tanto pelos gregos quanto pelos romanos, depois destes terem percebido que o ferro ficava mais duro após aquecimento e posterior resfriamento. Os produtos endurecidos por eles através deste processo tiveram influência direta em suas vitórias em batalhas e na longevidade de seus respectivos impérios. Buscando aprimorar o material, os gregos desenvolveram a técnica do revenido,conhecida igualmente até hoje, onde o metal é novamente aquecido, desta vez em temperaturas inferiores. Com a aplicação destes dois tratamentos, melhorou-se a produção de lanças e espadas.
De lá para cá os materiais metálicos ganham cada vez mais importância na vida do homem e participação na sua cultura provocando, dessa forma, o aprimoramento e avanço dos processos.







TêmperaTratamento térmico realizado, em aços de alto carbono (com teor maior ou igual a 0,4%) e com elementos de liga, já que estes materiais necessitam ser submetidos a tratamentos térmicos antes de serem usados para a sua finalidade. Tal processo tem como principal objetivo aumentar a dureza do material e, dessa forma, sua resistência mecânica e a resistencia ao desgaste.
O processo de tempera agetransformando a microestrutura do aço. O aço austenitico de forma cubica de face centrada (CFC) é transformado em martensita cuja forma é tetragonal de corpo centrado(TCC). A martesita por usa vez é mais dura. Essa propriedade esta associada ao teor de carbono, sendo que quanto maior o teor de carbono maior a dureza.
A formação de martensita depende de basicamente dois fatores, a taxa deresfriamento e a temperabilidade do aço.
A temperabilidade qualifica a transformação do aço austenitico para martensitico, um aço de alta temperabilidade facilmente se transforma em martensita (o que influencia a temperabilidade são os elemento de liga do aço austenitico). Assim, um aço com alta temperabilidade é capaz de formar martensita em seções mais espessas (a taxas de resfriamento baixas)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tempera e Revenido a 150°
  • Tempera e revenido no aço
  • Revenido
  • REVENIDO
  • tempera
  • tempera
  • revenido
  • Têmpera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!