Temasimbolico2014

519 palavras 3 páginas
Temas de estudo para Antropologia do Simbólico

1. “Nenhuma abordagem funcional pode estar razoavelmente completa a não ser quando articula a dimensão estrutural e pragmática da cultura com o seu tónus emocional ou ethos.” (Bateson)

“(…) a relação entre comportamento simétrico e complementar encontra-se duplamente duplamente invertida. O laua (sobrinho uterino) faz um gesto que remete para a simetria. O wau (tio materno) não responde, como se poderia esperar, pelo exagero de uma dominação complementar mas, pelo contrário, por uma atitude de submissão exagerada (…). Com efeito, o comportamento do wau é uma caricatura da submissão.” (Bateson)

Comente as afirmações anteriores, reflectindo como o modelo de análise proposto por Bateson contribuiu significativamente para a reformulação da teorização antropológica da cultura.

2. “Os costumes locais estão, na maioria das vezes, organizados não simplesmente na base de que nós, o povo X, fazemos as coisas diferentes deles, o povo Y, mas no princípio de que os nossos costumes X são correctos; e aquele povo nojento Y, do outro lado do vale, é obviamente um povo de bárbaros.” (Leach)

Mostre como Leach, através da introdução do conceito de motivação, critica quer os pressupostos das teorizações funcionalistas, quer o estruturalismo Levi-straussiano.

3. “Postulo que o organismo humano e as suas experiências cruciais são o fons e origo de todas as classificações”. (Turner)

Turner define a teoria das 3 cores como o “apex do sistema simbólico dos Ndembu”. Apresente as hipóteses teóricas e os conceitos fundamentais da teoria do simbolismo em Turner, confrontando-a com as contribuições teóricas de Lévi-Strauss.

4. “A liminaridade, a marginalidade e a inferioridade estrutural são condições em que frequentemente se geram mitos, símbolos rituais, sistemas filosóficos e obras de arte. Estas formas culturais (…) têm um carácter multívoco, sendo capazes de mover os homens simultaneamente em muitos níveis.” (Turner)

Relacionados