temas social

Páginas: 5 (1005 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
1. IDEOLOGIA

Para Karl Marx ideologia parece como equivalente a ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real. Trata-se de um sistema elaborada de representações e de ideias que correspondem a formas de consciência que os homens têm em determinada época. Para Marx, claramente, as ideias das classes dominantes são asideologias dominantes na sociedade. Para tanto ideologia pode ser vista como sendo um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
A ideologia durante toda a história serviu de instrumento de dominação, mascarando a realidade social e ocultando a verdade dos dominados. A ideologia serve paralegitimar a dominação econômica, social e política. O seu papel é criar na mente das pessoas uma ideia de que todo fenômeno que acontece no mundo é algo natural e que não existe uma razão lógica para isso.
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. Deacordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
A realidade então citada é constituída por uma luta de classes, causada pela divisão social do trabalho. As classes em conflito são as dos proprietários dos meios de produção e dos proletários, desprovidos de propriedade. Assim, para amenizar o conflito e manter o controle sobre a classedominada, a classe dominante cria instâncias psicológicas, valores e ideias que procuram manter o seu objetivo. O capital, oriundo da propriedade privada, necessita de mão de obra para continuar existindo, logo, os discursos são moldados segundo a visão daqueles que percebem a necessidade de perpetuar o esquema de dominação. A ideologia é uma forma de mascarar ou ocultar as contradições sociais ea dominação, invertendo o modo de processar o pensamento sobre algumas realidades. Por exemplo, tem-se no senso comum a crença de que a mulher é o sexo frágil, assim se estabelece que sua estrutura física é mais sensitiva, intuitiva, do que a do homem e que portanto ela foi feita para a vida doméstica, os cuidados com o marido e os filhos. É um modo de explicar a feminilidade pela função social.A ideologia é, portanto, uma forma de produção do imaginário social que corresponde aos anseios da classe dominante como meio mais eficaz de controle social e de amenizar os conflitos de classe, seja invertendo a noção de causa e efeito, seja silenciando questões que por isso mesmo impedem a tomada de consciência do trabalhador de sua condição histórica, “formando ideias falsas sobre si mesmo,sobre o que é ou o que deveria ser”.

1.1.Historico da Ideologia


Durante a história da Filosofia, muitos foram os autores que trabalharam com a noção de Ideia como sendo à base do pensamento e do conhecimento. Assim, Platão pensava, como Parmênides, que a ideia era o ser em si, a coisa mesma que mantém identidade consegue mesma, não muda, não se altera e permanece no tempo como sendo sempre amesma.
Mais tarde, já na Renascença, Descartes compreendeu as ideias como fundamento inteligível que era a base de toda cognoscibilidade. Já Kant entendia por ideia tudo aquilo que a Razão poderia pensar, mas jamais conhecer, como Deus, Alma e Mundo. Hegel pensava a ideia como o infinito.
No entanto, para Karl Marx, ideias são valores que os homens criam segundo as suas condições materiais deexistência. E esses valores são criados com um fim bem específico, que não é o de explicar a realidade, mas manter o status da propriedade privada e dos donos dos meios de produção. Daí deriva a noção de Ideologia.


1.2. Definições e exemplos de Ideologias

No século XX, várias ideologias se destacaram:
- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEMAS SOCIAIS
  • Desigualdade social tema violencia
  • ciencias sociais tema 3
  • Temáticas sociais-temas transversais
  • POLÍTICA SOCIAL TEMAS E QUESTÕES
  • Ava tema responsabilidade social
  • TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL ALUNOS
  • CIENCIAS SOCIAIS TEMA 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!