Temas para redação 2014

Páginas: 5 (1088 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
 Temas para pensar e dialogar


O voto nulo é um ato político válido?
No dia 12 de julho deste ano, o jornal Folha de S. Paulo formulou a seguinte pergunta: "o voto nulo é um ato político válido"? e apresentou as respostas, positiva e negativa, do ator e dramaturgo Hugo Possolo e do cientista político Bolívar Lamounier, respectivamente. A questão é muito pertinente devido não apenas àproximidade das eleições, mas também à onda de manifestações que percorre o país desde o ano passado. O voto nulo, historicamente, é considerado uma forma de protesto contra os rumos da política nacional.

Maconha: manter proibição, legalizar, descriminalizar?
Há pelo menos dez anos, a ideia de combater o uso de drogas exclusivamente com a repressão penal e policial vem sendo questionada. Emespecial, no que se refere à maconha, considerada por alguns uma "droga leve", embora esse conceito seja polêmico e não encontre respaldo científico. Para alguns, a maconha deveria ser descriminalizada, para que seus usuários sejam tratados no âmbito da saúde pública e não no policial. Outros vão além e falam em legalização, a qual seria uma solução para o tráfico e a violência que dele deriva. Muitosinsistem na proibição, pois ser brando ou condescendente em relação à maconha não resolveria a questão do tráfico de outras drogas e abriria o caminho para elas. Como você se coloca diante dessa questão?

Biografias: personagens e autores em confronto
O debate sobre a publicação de biografias não autorizadas de personagens da vida pública - particularmente de cantores e músicos - teve destaque nosmeios de comunicação nos últimos meses. Artistas reunidos no grupo "Procure Saber" reivindicaram o direito à privacidade de seus membros e sugeriram que os biógrafos deveriam entrar em acordo com os biografados sobre o que publicar e até dividir com eles seus eventuais lucros, uma vez que o personagem é o grande atrativo das biografias. Os escritores alegam que isso é uma forma de censura, quebiografias como essas, "oficiais", não teriam interesse nem credibilidade. De resto, consideram que os direitos sobre um texto pertencem a seu autor, que trabalhou para produzi-lo.

Os efeitos da covardia e da coragem sobre a sociedade
A covardia do capitão Francesco Schettino, do Costa Concordia (naufragado em janeiro após bater em uma rocha junto à ilha italiana de Giglio), provocou indignaçãoem pessoas do mundo todo. Ele abandonou o navio, que estava afundando com mais de 4.000 pessoas a bordo. Esse episódio fez nascer também um herói nas mídias sociais: o comandante Gregorio De Falco, da Capitania dos Portos de Livorno, que, muito exaltado, ordenou a volta a bordo do capitão. Às vezes, com medo de sofrer as consequências dos próprios atos, muitos se acovardam. Há um dito popular quealimenta esse pensamento: melhor um covarde vivo que um herói morto. Queremos saber sua opinião sobre os efeitos da covardia e da coragem sobre a sociedade. Não se trata, aqui, de coragem física, de valentia, mas sim de coragem ética: assumir os erros, pedir ajuda, responsabilizar-se pelos próprios atos, tomar decisões em situações tensas. Na coletânea, você encontrará mais alguns textos sobrecoragem e covardia.

O conflito entre gerações e a convivência social
A convivência entre diferentes é, quase sempre, um problema. Isso também ocorre quando a diferença envolve faixa etária, uma vez que grupos de variadas gerações podem possuir valores e interesses muito distintos. O jovem, por exemplo, visto muitas vezes como um "rebelde sem causa", que age de modo inconsequente e tanto desafiaos limites de instituições tradicionais, como a família e a escola, é, por outro lado, o mesmo que tem sido caracterizado historicamente como um revolucionário, aquele que se levanta contra uma situação estabelecida. São também os representantes das novas gerações, mais adaptadas às mudanças tecnológicas, que têm promovido grandes avanços nas relações de trabalho do mundo contemporâneo. Pensando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Possíveis temas redação enem 2014
  • Redação do ENEM 2014- possíveis temas
  • Cinco temas para treinar a redação do Enem 2014
  • Temas para redação
  • Redação 2014
  • temas para redação
  • Redacao 2014
  • tema da redacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!