Temas de redação

Páginas: 14 (3312 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Como conciliar o progresso econômico com o desenvolvimento sustentável (devido ao Rio+20 e ao Novo Código Florestal);
Uma questão muito debatida hoje em dia é a conciliação do progresso econômico com o desenvolvimento sustentável. Um dos principais pontos dessa questão é a ação dos grandes latifundiários que buscam crescer economicamente e, para isso, torna-se inevitável que usem e exploremexcessivamente a natureza. Com isso, surge-se um impasse crescente: de um lado, temos os ambientalistas que defendem a preservação da natureza e que acham que a sua exploração deve ser pensada e pontual, já que os recursos naturais são finitos. De outro, surgem os progressistas que visam o enriquecimento imediato e sem barreiras.
Outro ponto legal a se tratar é o do consumo sustentável. Para isso,podemos pensar na regra dos três “erres”:redução, que se recomenda diminuir o consumo de produtos desnecessários; o segundo R, de reutilização, que sugere que se reaproveitem embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por último, o terceiro e último R, de reciclagem, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, até mesmo, em produto semelhante.
Pensando em uma proposta deintervenção, poderíamos pensar na ação do governo de forma a controlar o consumo excessivo dos grandes latifundiários, fazendo com que haja um limite na exploração dos recursos naturais existentes. Além disso, poderíamos falar da necessidade, por exemplo, das escolas criarem palestras ou aulas que explicassem a necessidade de se cuidar do meio ambiente, com a exposição de conteúdos sobre modos dereciclagem de matérias e formas de não contaminação do meio ambiente.
A arte como forma de reinventar o ser humano;
Inicialmente, podemos pensar que a arte é uma forma do ser humano se expressar e expor seus sentimentos: angústias, alegrias, sofrimentos ou qualquer outro tipo de sentimento. Além disso, poderíamos pensar que a arte é uma meio pelo qual o indivíduo pode criar o incriável, ou seja,pode criar o que lhe for conveniente ou imaginável, além de demonstrar, por exemplo, como seria o mundo ideal para ele, ou como ele enxerga o mundo.
Outro ponto a se tratar seria que não é difícil perceber como a arte promove alterações em nosso estado de espírito e em nossas atitudes. A arte é, de fato, uma certa fuga da realidade.
Vale ressaltar, ainda, que muita gente acredita que a arte éexclusiva das elites, ou seja, é algo que somente chega às elites e que somente os mais abastados têm condições de se empenhar em grandes obras de arte. No entanto, muitos esquecem que arte também é o folclore de determinado grupo, as manifestações culturais, a pintura do corpo por parte dos índios, além das danças expressivas de determinado povo.
Em uma proposta de intervenção, poderíamos tratarda necessidade do governo promover e incentivar, nas escolas públicas, gincanas literárias e artísticas, de modo que os que apresentarem melhores conteúdos artísticos ganhariam prêmios. Esse seria um bom incentivo para os jovens se manifestarem artisticamente. Além disso, poderíamos pensar na criação de uma matéria específica no ensino fundamental que faça com que os jovens possam, semanalmente,expressar o que sentem por meio de pinturas e outras tantas manifestações.

Até que ponto a corrupção é uma marca de nossa cultura?
Esse tema trata do jeitinho brasileiro de lidar com qualquer coisa. Inicialmente, até que ponto você acha que o corrupção é uma marca da nossa cultura? Além disso, você acha que só o brasileiro tenta burlar leis e criar novos métodos para tirar proveito de algo, ouisso é, de fato, uma característica de qualquer ser humano inserido em uma sociedade?
Após essas perguntas, na minha opinião, creio que o "jeitinho brasileiro" deve ser analisado como o "jeitinho do ser humano". Em qualquer parte do mundo, ouvem-se e se conhecem casos de indivíduos que tentam burlar leis ou levar vantagem sobre o seu semelhante.
Assim, na redação, poderia se analisar que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • temas para redação
  • tema da redacao
  • tema de redação
  • tema de redação
  • Tema de redação
  • Temas de redação
  • temas de redação
  • TEMAS PARA REDAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!