Temas da Obra As aventuras de Huckleberry Finn

Páginas: 11 (2561 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
NARRADOR
"Vocês nada sabem de mim, se não tiverem lido um livro intitulado As Aventuras de Tom Sawyer, mas isso não tem importância.” (página 27)
O narrador se apresenta para nós logo no início da narrativa, então, nós sabemos imediatamente que estamos recebendo um narrador em primeira pessoa, e é uma primeira pessoa de verdade, cheio de personalidade, de ponto de vista e voz jovial, tudo nosé apresentado através de Huck e temos que contar com ele para sabermos dos acontecimentos.
1ª pessoa, Protagonista, Focalizado e Focalizador.
Narrador em primeira pessoa nunca é confiável pois ele apresenta a história segundo o seu ponto de vista, assim beneficiando a si próprio quando está narrando a história e outros agravantes são que o narrador é uma criança e ao longo do texto ele mente emvários momentos para os personagens e por muitas vezes podemos perceber que ele tenta também enganar ao leitor.
Esse narrador diz que o autor da obra, assim como ele, é mentiroso, então, dessa forma, ele tenta tirar um pouco do peso da mentira de suas costas, pois ele fala que é normal as pessoas mentirem ou exagerarem as vezes.
“Esse livro foi escrito pelo sr. Mark Twain, e ele disse averdade, quase sempre. Houve momentos em que exagerou, mas quase sempre disse a verdade. Isso não quer dizer nada. Nunca vi ninguém que não mentisse, uma vez ou outra, a não ser tia Polly, ou a viúva, ou talvez Mary. Tia Polly – ela é tia de Tom –, Mary e a viúva Douglas são todas personagens desse livro – que é um livro bastante verdadeiro; com alguns exageros, como eu disse antes.” (página 27)
Por eleser um narrador de primeira pessoa ele sempre é o focalizador, na maior parte da história ele é o facalizado, mas, em certos momentos ele deixa de ser o focalizado e outros personagens passam a ter o foco principal. Dentro de um capítulo essa relação de focalizado e focalizador pode variar muito.
TEMAS
Civilização e a "vida natural"
A obra apresenta o tema do conflito entre a civilização e a"vida natural." Huck representa a vida natural através de sua liberdade de espírito, formas incivilizadas, e desejo de fugir da civilização. Ele foi criado sem regras ou disciplina e tem uma forte resistência a qualquer coisa que possa "civiliza-lo". Esse conflito é apresentado no primeiro capítulo, através dos esforços da viúva Douglas: ela tenta forçar Huck usar roupas novas, deixar de fumar, eaprender a Bíblia. Ao longo do romance, Twain parece sugerir que a maneira incivilizada de vida é mais desejável e moralmente superior.
“Era agradável e cômodo ficar deitado o dia inteiro, fumando e pescando, sem nada de livros nem de estudos. Dois meses ou mais se passaram, e minhas roupas já estavam ficando todas esfarrapadas e imundas, e eu já não podia compreender como chegara a gostar da vidaem casa da viúva, onde era obrigado a lavar-me, a comer em prato, a pentear-me, a deitar-me e a levantar-me as horas certas, a ficar horas quebrando a cabeça em cima de um livro, e sendo obrigado ainda por cima a aturar as pirronhices de Miss Watson todo o tempo. Já não queria mais voltar.” (página 56)
Quando Huck planeja dirigir-se para o oeste, a fim de escapar do ambiente mais "civilizado",está tentando evitar mais do que banhos regulares e frequência escolar obrigatória. Ao longo do romance, Twain mostra a sociedade que o rodeia Huck como algo que não passa de um conjunto de regras e preceitos degradantes que desafiam a lógica. Esta falta de lógica aparece no início do romance, quando o novo juiz da cidade permite que o Sr. Finn fique com a custódia de Huck.
Ao mesmo tempo, estadecisão comenta sobre um sistema que coloca os direitos de um homem branco e de sua "propriedade", seus escravos, sobre o bem-estar e liberdade de um homem negro. Ao comparar implicitamente a situação dos escravos para a situação de Huck nas mãos de seu pai, Twain implica que é impossível para uma sociedade que possui escravos ser justa, não importa o quão "civilizado" que a sociedade acredita e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise As Aventuras De Huckleberry Finn
  • Mark Twain e Huckleberry Finn
  • Análise da obra as aventuras de ngunga
  • ANÁLISE DE OBRA
  • Principais temas da obra aristotélica.
  • Obras cinematográficas com o tema Justiça
  • Seminário do livro: qual é a sua obra
  • Finn

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!