Tema219

1461 palavras 6 páginas
A Tematec é uma publicação da Revista Tema constituída por artigos técnicos sobre aplicações tecnológicas. A participação na Tematec é aberta aos empregados do Serpro, clientes e comunidade científica. Os interessados devem entrar em contato pelo e­mail: comunicacao.social@serpro.gov.br.

N° XLIX ∙ 2013

Integração de Sistemas:
Simplificando a Vida do Cidadão
INTRODUÇÃO
A importância da integração de sistemas na esfera governamental, melhorando a relação e a transparên­ cia com o cidadão é indiscutível em uma empresa cujo objetivo é desenvolver sistemas de informação para órgãos e entidades do governo. Além disso, um dese­ jo comum dos cidadãos é ter praticidade nas intera­ ções com os serviços públicos e privados, especial­ mente reduzindo o número de cartões, números e se­ nhas a decorar, sistemas a serem acessados etc.

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO
Algumas tecnologias utilizadas no mercado e pa­ dronizadas por diferentes organizações e comitês podem ser usadas para integrar sistemas e garantir a segurança das informações envolvidas. Muitas delas são adotadas e recomendadas pelo documen­ to e­PING (Padrões de Interoperabilidade do Gover­ no Eletrônico).

ARQUITETURA
“A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) é um paradigma para organização e utilização de compe­ tências distribuídas que estão sob controle de diferen­ tes domínios proprietários” (OASIS, 2006).
Através de SOA, é possível organizar as atividades relevantes ao negócio de uma corporação (ou mesmo entre corporações parceiras), de modo a otimizar o fluxo, reúso e interoperabilidade entre essas atividades
­ sejam elas desempenhadas por sistemas computaci­ onais ou por elementos humanos.

WEB SERVICES
Segundo o World Wide Web Consortium (W3C), o
Web Service é uma aplicação de software identificada por uma URL, onde interfaces são definidas, descritas e publicadas como artefatos XML. Um Web Service permite interações diretas com outros agentes de software por meio da troca de mensagens XML, tra­

Relacionados