Tema: “Expectativas em relação ao futuro de jovens abrigados: uma experiência com Scrapbook”

3693 palavras 15 páginas
Tema: “Expectativas em relação ao futuro de jovens abrigados: uma experiência com Scrapbook”

INTRODUÇÃO

A história do abrigamento começa desde o Brasil colônia, os portugueses tinham projetos de exploração para a terra recém descoberta, trouxeram os jesuítas para catequizar e batizar as crianças indígenas, sendo que essas eram bruscamente retiradas dos seus pais. As crianças serviam de interpretes e por conhecer a região adentravam nas matas, florestas e sertões a mando dos jesuítas. Por volta de 1553, foi criadas as Casas Muchachos que eram destinadas tanto a internação de crianças indígenas, quanto de crianças órfãos e rejeitadas trazidas de Portugal (Baptista, 2010). Todavia os jesuítas não estavam interessados em desenvolver as crianças, pois nenhuma delas estavam em colégios que eles haviam fundado (Baptista, 2010). A situação de pobreza que o Brasil Colônia vivenciava, fez com que se adotasse o modelo europeu de abandonar seus filhos (Marcilio, 1998).
Em 1726, na Santa Casa da Misericórdia, em Salvador, foi criada a primeira roda, que consistia em um cilindro giratório, inserida na parede da instituição. Seguida em 1738, no Rio de Janeiro, também em Recife ( 1789) e por ultimo em São Paulo, extinta apenas nos anos 50 (Berger, 2005). A maioria das crianças eram brancas ou pardas, dificilmente encontravam-se negros, pois eles tinhas valor de mercado, poderiam servir de mão-de-obra escrava (Baptista, 2010).
Em 1828, 6 anos depois da proclamação da independência, foi instituído que os municípios poderiam transferir às Santas Casas os cuidados das crianças abandonadas. Neste período a Igreja fundou a primeira casa de recolhimento dos expostos, as crianças ficavam com amas de leite e iam para casa de expostos a partir de 3 anos e ficavam lá até 7 anos, depois eram inclusas em casas de família, que por vezes visava a mão de obra que serviam essas crianças quando cresciam (Baptista, 2010). Em 1871 com a Lei do Ventre Livre acrescentava-se crianças negras

Relacionados

  • Manual do aluno do curso de casamento
    266224 palavras | 1065 páginas
  • Walter Isaacson Einstein Sua Vida Seu Universo
    260477 palavras | 1042 páginas
  • Direito
    81762 palavras | 328 páginas
  • direitos autorais na internet
    86837 palavras | 348 páginas