Tema: programas de qualidade vida implantados pelas empresas campeãs do psqt-2008 no estado ceará.

3116 palavras 13 páginas
TEMA: PROGRAMAS DE QUALIDADE VIDA IMPLANTADOS PELAS EMPRESAS CAMPEÃS DO PSQT-2008 NO ESTADO CEARÁ.

JUSTIFICATIVA

Atualmente, vivemos em um novo ambiente, aonde a busca e elevação do conhecimento são constantes, porém os ambientes corporativos precisam estar em constante transformação, visando possibilitar uma melhor aplicação e multiplicação de tais conhecimentos.
Este estudo procura analisar e compreender aspectos essenciais de QVT por meio de analises e abordagens atuais, focalizando o cenário empresarial cearense, que vem passando por significativas mudanças culturais e sociais. Apresenta também a evolução desse assunto através da nova abordagem da ABQV- Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
Cabe ressaltar a relevância que esse tema vem ganhando no meio social e corporativo com o passar dos anos, e certamente continuará ganhando, pois cresce a conscientização de as pessoas são realmente o diferencial competitivo dentro das organizações e por essa razão merecem uma atenção especial (Limongi-França 2008, Kanaane 1994, Torres 1996, et al).

PROBLEMÁTICA

Demonstrar e comparar os principais programas de QVT implantados por três empresas de micro, pequeno e médio portes localizadas no estado do Ceará. Sendo essas empresas as campeãs do prêmio SESI QT, ano 2008.
Objetivos Específicos: * Identificar quais os principais motivos que levam uma empresa a implantar um programa de QTV; * Listar os principais fatores que dificultam a implantação do QVT; * Relatar quais são as predominâncias em relação às atividades implantadas de QVT dentro das organizações cearenses: biológicas, psicológicas, sociais ou organizacionais.

REFERENCIAL TEÓRICO:

BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE QVT

Pode-se considerar a Experiência de Hawthorne (1927), no período das Relações Humanas, um episódio de muita importância para que se instalasse uma nova maneira de analisar e avaliar o homem organizacional e seu comportamento. Por intermédio dessa experiência

Relacionados