TEMA 11 IAG FINAN AS CORPORATIVAS

4102 palavras 17 páginas
IAG ESCOLA DE NEGÓCIOS PUC-RIO
CURSO: FINANÇAS CORPORATIVAS
DISCIPLINA: PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE
PROFESSOR: SÉRGIO LEAL CALDAS
2015 – TURMA 50

TEMA 11: – GRUPO ECONÔMICO: PADRONIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS E CONTROLES INTERNOS

1. Introdução

No atual cenário de globalização dos mercados, a contabilidade é um instrumento de processo decisório em nível nacional e internacional. As demonstrações contábeis consolidadas são consideradas as principais e são as únicas que devem ser divulgadas segundo as normas nacionais e internacionais. A harmonização de suas normas é um processo de extrema necessidade e relevância para as empresas que operam em diversos países e que precisam reportar informações às suas controladoras ou aos seus usuários. No que tange aos Controles Internos, trata-se de uma ferramenta de suma importância para auxiliar a administração nos controles das atividades da Empresa, e tem o objetivo de proteger os bens de prejuízos decorrentes de fraudes ou erros involuntários; assegurar a validade e integridade dos dados contábeis utilizados no processo de tomada de decisões; promover a eficiência operacional da Empresa dentro das normas estabelecidas abrangendo todos os aspectos tais como controle de qualidade, política de vendas e auditoria interna.

2. Padronização das Práticas Contábeis.
O atual cenário mundial aponta para uma crescente internacionalização da economia, que se manifesta através do surgimento de blocos econômicos continentais e/ou regionais, exigindo-se uma economia aberta e a prática de livre comércio entre países. Sendo assim, a padronização das normas contábeis se revela como uma importante ferramenta de inserção da empresa neste mundo cada vez mais competitivo e globalizado.
A divulgação de informações sobre a situação patrimonial e financeira das empresas deve estar suportada em normas contábeis de alta qualidade que facilitem a análise, permitindo a comparabilidade com outras empresas e facilitando

Relacionados