Televisão como metedo de ensino

1077 palavras 5 páginas
Televisão como método de ensino
Síntese do projeto
Esta pesquisa tem por finalidade o estudo e analise dos processos de ensino e aprendizagem por meio da mídia, tendo como base principal o uso da televisão como recurso para transmitir conhecimento e saber. A mídia é fator fundamental para essa nova sociedade. A televisão, a internet, o radio, o celular, atualmente fazem parte do uso no cotidiano das pessoas. Essas novas tecnologias, principalmente a televisão tem influenciado muito o meio em que vivemos e consequentemente a escola acaba sendo atingida tendo esse fator refletindo na educação.
Este trabalho busca mostrar como se pode usar a mídia dentro da escola de uma maneira criativa e que leve o saber de um modo diferenciado e que foge dos padrões atuais que se usam para transmitir a educação. Nosso objetivo é mudar o pensamento das pessoas de que a televisão é só um meio de entretenimento, pois a mesma pode ser usada como método de ensino para apropriação do conhecimento.
Vemos um projeto como uma forma de inserção da era tecnológica dentro da escola, e parte-se do pressuposto de que, para levar esse mundo tecnológico para educação é fundamental que tenhamos o conhecimento aprofundado do que é mídia- educação, essa por sua vez, define-se como veiculo de comunicação, para transmitir mensagens e noticias.
A mídia acaba sendo uma ponte entre o sujeito e o conhecimento, sendo uma nova forma de saber, cujo objetivo visa à formação do usuário ativo, critico e criativo. Por sua vez os desafios que os professores e as escolas encontram é que hoje, há uma exigência e conhecimento do saber usar os recursos que a mídia oferece para a transmissão do conhecimento por meio do uso de recursos multimidiáticos.
Segundo Belloni (2009) “para uma sociedade da informação, seja uma sociedade plural, inclusiva e participativa, hoje, mais do que nunca, é necessário fornecer a todos os cidadãos, principalmente os jovens, as competências para saber compreender as informações’’

Relacionados

  • Criação de Projeto
    1182 palavras | 5 páginas
  • Relatorio Sanei
    1385 palavras | 6 páginas
  • Ludico
    6173 palavras | 25 páginas