Televisão

Páginas: 8 (1993 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Televisão
Persuasão
Televisão: Veículo de Persuasão e de Aprendizagem Social
A aprendizagem por observação.

A aprendizagem por observação ou imitação consiste na mudança de comportamento como resultado da observação de um modelo. Tudo o que pode ser observado pode, igualmente, ser aprendido indiretamente, pela observação dos outros. Em outras palavras, uma pessoa pode se comportarapropriadamente, por exemplo, sem ter tido experiência anterior, ou recebido explicações sobre as conseqüências daquele seu comportamento.
Televisão: veículo de aprendizagem social.
A televisão, ao apresentar modelos de comportamento social e suas conseqüências, produz um aumento na suscetibilidade das pessoas para a influência desses modelos. Ou seja, quando o padrão de comportamento observado seajusta aos valores e ao estilo de vida do telespectador, a aprendizagem social é especialmente provável. E é aprendizagem social porque é derivada da observação, e não da experiência direta.
Reconhece-se que a televisão não é um simples meio de informação e veiculação de conteúdos específicos. Por ser o mais poderoso meio de comunicação de massas, ela se articula com todas as instâncias sociais, istoé, por meio da prática de seus hábitos de audiência (programas ao vivo ou estruturados, telenovelas, jornalismo, filmes, debates, etc), a televisão, seguramente, produz e reproduz relações sociais.
Assim, a televisão acaba por resultar num dos mais importantes meios de divulgação de modelos de comportamentos sociais, podendo-se, a partir disso, considerá-la como uma das boas opções que as pessoastêm para engajar-se em relacionamentos sociais efetivos. E isto se dá porque a televisão está sempre mediando os efeitos das ações sociais das pessoas que têm, nela, sua maior fonte de estímulos para as interações sociais.
A telenovela como modelo de comportamento social.
Não se pode deixar de considerar que a telenovela é um grande produto mercadológico indispensável à estratégia de audiênciada televisão, sinalizando que a imitação pode funcionar. A imitação contribui de forma sigificativa para o aumento de nosso repertório comportamental. Ela ocorre constantemente em nossas vidas, sem termos, necessariamente, consciência disso.
Ao apresentar os conflitos e acordos que as pessoas vivem diariamente, de modo dramático ou através de metáforas, a telenovela se transforma em modeloconsistente de comunicação, propiciando níveis profundos de empatia. E é aí que o telespectador "interage" com os personagens, passando, eventualmente, a imitá-los ou a testar a adoção dos comportamentos por eles apresentados na trama fictícia. Pode-se observar, freqüentemente, nas situações sociais do dia-a dia, a adoção de comportamentos que representam os modelos fornecidos pela televisão.
Atelenovela, não se pode negar, é uma obra de ficção baseada, principalmente, nas situações do nosso dia a dia, ou nas observações que qualquer telespectador pode fazer do cotidiano das pessoas, das instituições sociais, dos governantes, enfim, das pessoas de todas as instâncias sociais de nossa cultura. É importante que nos preocupemos não só com o que a televisão transmite, mas com o "como" faz isso, como "como" dispõe e/ou predispõe os modelos de comportamento social pessoal e interpessoal que ela seleciona para divulgar.
A persuasão televisionada.
Parece que, para a maioria das pessoas, o termo influência social evoca a imagem de um anunciante de televisão tentando vender seu produto. E parece que essa mesma maioria de pessoas suspeita e demonstra prudência diante dessa influência, quereconhece como apresentação de argumentos que implicam uma intenção de modificar a opinião do outro num determinado sentido. Reconhece, ainda, as estratégias de persuasão utilizadas para a obtenção de objetivos de influência específica propondo, inclusive, a manutenção ou a alteração de crenças e atitudes. Uma programação, um programa, uma propaganda e uma novela são considerados bons quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Televisao
  • Televisão
  • Televisão
  • A televisão
  • TELEVISAO
  • Televisao
  • Televisão
  • televisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!